PortugueseSpanishEnglish

Tipografia: Entendendo e Escolhendo a Fonte Adequada

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Tipografia: Entendendo e Escolhendo a Fonte Adequada

A tipografia permeia nosso cotidiano, desde ambientes urbanos, até os meios digitais, embalagens de produtos e até nesse texto. Originada do grego (Typo = forma, Graphein = escrita), a tipografia se resume ao estudo, criação e aplicação de caracteres, tipos e estilos em palavras, seja em textos ou no design gráfico.

É através da tipografia que conseguimos explorar como as fontes podem transmitir diferentes estilos, personalidades, emoções e mensagens. Muitas vezes, sem percebermos, a tipografia influencia nossas escolhas de produtos ou serviços.

Classificação

Antes de adentrar na escolha de fonte adequada, vamos entender as principais classificações de tipográficas e suas diferenças. As fontes são classificadas em diferentes estilos principais: Serif (com serifa, ou serifada), Sans Serif (sem serifa, muitas vezes chamada apenas de “Sans”), Script (ou cursive) e Display (ou dingbats).

 

    • Serif: As fontes serifadas são caracterizadas pelos pequenos traços nas extremidades das letras, cada uma com uma padronização própria, conhecidos como “serifa”. Um exemplo comum é a Times New Roman. Esses prolongamentos proporcionam uma sensação de completude e conforto visual, gerando conforto visual.

 

    • Sans Serif: Ao contrário das serifadas, as fontes sem serifa são as que não possuem o prolongamento nas extremidades. Na nomenclatura, muitas fontes com essa característica utilizam a palavra “sans”.

 

    • Script: A tipografia script é a cursiva ou manuscrita, elas simulam a caligrafia manual humana.

 

    • Display: Fontes display apresentam designs únicos e expressivos. Muitas vezes incorporam elementos gráficos ornamentais ou até mesmo substituem as letras comuns do alfabeto por símbolos e figuras. Essa última é nomeada “dingbats”.

 

Além dessas, existem diversas outras classificações e subcategorias tipográficas, cada uma com características distintas, como a gótica e a moderna.

Cada família tipográfica também pode abrigar diferentes variações de características, como espessura, espaçamento, largura, inclinação, entre outras. Ao analisar diferentes fontes, é comum encontrarmos termos como “Thin, Light, Regular, Medium ou Semi Bold, Bold e Black ou Extra Bold”, referentes à espessura de uma fonte, ou “Condensed, regular ou extended” que se referem as larguras de seus caracteres (Podem ser traduzido para condensado, regular ou estendido).

Como isso pode afetar na comunicação

A escolha adequada das fontes é essencial para garantir que a mensagem que a empresa deseja passar seja recebida de maneira correta pelo consumidor. Diferentes estilos refletem emoções, características e conceitos diversos. A hierarquização visual também desempenha um papel crucial para a mensagem passada, a harmonia de diferentes formas e elementos no design, juntamente com a seleção adequada de diferentes tamanhos, famílias, espaçamentos e variações de fontes, pode influenciar a forma que um layout será lido. Essa abordagem remonta à psicologia das formas.

Além das emoções, as diferentes fontes também têm o poder de influenciar a maneira que um leitor compreende um texto. Elas podem transmitir sensações de segurança, seriedade, descontração e muito mais. A forma como um texto é apresentado, seja na sua capitalização (se é maiúscula ou minúscula) ou no seu formato pode gerar uma experiência de leitura única. Por exemplo, VoCÊ vAi lEr uM TeXtO aSsIM, diferente DE UM TEXTO ASSIM ou até mesmo ter uma sensação diferente 𝒶𝑜 𝓁𝑒𝓇 𝓊𝓂 𝓉𝑒𝓍𝓉𝑜 𝒶𝓈𝓈𝒾𝓂.

Qual fonte usar

Cada família tipográfica possui características únicas que podem influenciar na percepção e comunicação de uma marca. Por isso é importante o estudo da tipografia certa.

A espessura da fonte, seu espaçamento, seu formato (se é redondo ou quadrado) ou até a inclinação podem passar diferentes mensagens aos consumidores sobre os valores de uma empresa.

 

    • Serif: As fontes Serif são indicadas para livros e textos impressos, pois auxiliam na leitura. No design, esse tipo de fonte transmite seriedade, tradição, elegância e/ou sofisticação. Empresas que usam essas fontes tentam estabelecer um vínculo de respeito e confiança com o público.
    • Sans Serif As fontes Sans Serif são adequadas para títulos grandes, chamadas e textos de uso digital. Essas fontes comunicam modernidade, simplicidade e clareza, sendo preferidas por marcas que desejam transmitir uma imagem de contemporaneidade e força. As fontes Sans Serif também são utilizadas por marcas que preferem um design minimalista ou até mesmo futurista.
    • Script: Pela sua continuidade na escrita, as fontes cursivas evocam suavidade, feminilidade e fluidez, adicionando um toque de personalidade e charme à marca. Esse tipo de fonte não é indicado a textos grandes, e sim para títulos e assinaturas.
    • Display :Reservadas para situações especiais, as fontes display misturam o estudo de outros tipos e da psicologia das formas para criar um impacto visual e atrair atenção do público, sendo frequentemente usadas em logotipos e peças publicitárias. As fontes dingbats também auxiliam designers a encontrar objetos e figuras específicas para seus layouts.

Conclusão

A escolha adequada da tipografia é essencial para o sucesso da comunicação visual de uma marca. Cada tipo possui sua própria característica e emoções associadas, transmitindo mensagens que influenciam na percepção do consumidor.

É por isso que não encontramos uma academia de musculação com uma fonte script ou um salão de beleza com uma fonte extra-bold sem serifa, já que isso contraria a mensagem que esse estabelecimento quer passar.

Ao compreender o impacto da tipografia na comunicação, é possível criar uma identidade visual memorável e alinhadas aos objetivos da marca. Para obter melhores resultados, é crucial a contratação de profissionais especializados em design e branding, que tal fazer uma consultoria com a New Boom Marketing e potencializar o impacto da sua marca no mercado?

Blog New Boom

Para saber mais nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.

Blog New Boom

Para saber mais nos siga nas redes sociais, e acompanhe nosso blog.

Abrir bate-papo
NewBoom
Olá
Podemos ajudá-lo?