Entender para que serve e o que é o copywriting é fundamental para quem trabalha ou deseja iniciar carreira no marketing, afinal de contas é uma maneira de aumentar o engajamento dos consumidores e consequentemente, das vendas. Pensando nisso, separamos técnicas e estratégias para você arrasar no copywriting.
O que é copywriting?
De maneira bem resumida, copywriting é uma escrita persuasiva que as empresas e comércios utilizam para convencer o seu público a realizar determinada ação. Dessa forma, o copywriting serve tanto para vendas, quanto para uma pesquisa de satisfação, atendimento ao cliente e até assinatura da newsletter do blog.
Muito utilizado no marketing digital, o copywriting recorre a escrita persuasiva com técnicas de empatia, construção de relacionamento, facilidade de leitura e apresentação das vantagens, por exemplo. Em outras palavras, o copywriting tem que utilizar gatilhos para despertar o interesse do público, a fim de gerar conversões e vendas.
Nesse sentido, o profissional que trabalha nessa área precisa muito mais do que simplesmente saber escrever, é necessário ter o poder da persuasão. Até porque o copywriter é responsável por convencer o público a adquirir determinado produto, baixar um conteúdo, entre outros serviços da empresa.
Como copywriting é um texto persuasivo usado para convencer alguém, ele pode ser usado em várias mídias e formatos, facilitando o objetivo da ação. Como por exemplo, o copywriting está presente em artigos para blogs, infográficos, e-mails, posts para redes sociais e e-books.
Diante disso, quais são as técnicas e estratégias para você arrasar no copywriting? Continue a leitura, pois eu comento mais no tópico abaixo.
Dicas para fazer a copy perfeita
Como disse anteriormente, ter uma escrita impecável não é suficiente para quem deseja converter pessoas em clientes e aumentar as vendas da empresa. Isto é, as técnicas e estratégias para você arrasar no copywriting dizem respeito ao planejamento da produção de conteúdo, o qual vai ajudar na criação de materiais para o público correto e para a etapa do funil de vendas em que cada cliente está.
Nesse caso, antes de mais nada, entenda quem é a sua audiência. Saber para quem está escrevendo é importante para fazer uma copy de qualidade e assertiva, pois assim fica mais fácil atender as necessidades público-alvo. Além disso, não esqueça de pesquisar temas que sejam interessantes para o seu público e de criar um calendário para conseguir programar as publicações.
Por fim, conheça as outras técnicas e estratégias para você arrasar no copywriting:
- cuidado com as palavras usadas;
- seja claro e objetivo;
- diga somente a verdade;
- tenha conhecimento do assunto;
- invista na contação de histórias;
- acrescente perguntas;
- use números, dados e estatísticas;
- use fontes confiáveis e mostre-as ao leitor;
- não esqueça dos gatilhos mentais (reciprocidade, afinidade, escassez, conexão, urgência e outros).
Blog New Boom
Dessa maneira, as suas copys nunca mais serão as mesmas e os resultados só tendem a crescer. Mas em todo caso, se precisar de alguma orientação, pode entrar em contato conosco e também acessar o nosso blog para aprender mais sobre marketing.
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