Para saber quando e como fazer um rebranding, primeiramente você precisa saber o que é um. Antes de tudo, o rebranding é basicamente ressignificar a imagem de uma marca. Você muda a percepção e visão que as pessoas têm da sua marca e produto. Por fim, esse processo pode ser feito de uma maneira simples, como por exemplo, alterar uma logo. Ou algo mais trabalhoso, como mudar toda a missão, visão e organização de uma empresa.
Quando é a hora de fazer um rebranding?
Existem vários motivos que levam a fazer um rebranding. Sendo eles, buscar atingir um novo público, entrar em um mercado diferente ou até mesmo como estratégia de reverter resultados de uma crise.
Essa tarefa de mudar não é muito fácil, pois exige muita estratégia. Por que mudar toda a ideia que o mercado tem de uma marca não é tão simples. O branding é simbolismo, carrega uma mensagem.
Contudo, você pode fazer um rebranding proativo, que seria algo para inovar e se reposicionar. Ou um branding reativo, que como o próprio nome sugere, é reação para solucionar um problema.
Por tanto, o rebranding é feito quando você quer externar mudanças, através do visual.
Como fazer um rebranding?
1- Analisar o cenário do mercado: Ao fazer essa análise você vai compreender mais ainda o real motivo dessa mudança. Além disso, vai entender como o mercado está atualizado e as demandas.
2- Ouça os feedbacks e sugestões: Muitas vezes as maiores direções e melhorias para o rebranding estão bem debaixo do nosso nariz. Então, ouça seus fornecedores e principalmente seus clientes. Um exemplo disso é a empresária e digital influencer, Bianca Andrade. Ela é a criadora da marca boca rosa beauty, e no lançamento da sua base recebeu inúmeras críticas a respeito da embalagem, que não funcionava como o prometido. No início desse ano, ela relançou a mesma base, mas em embalagem diferente.
3- Estratégia de divulgação do rebranding: Nessa etapa é importante que haja um planejamento forte de divulgação. Primeiramente, saiba onde vincular essa divulgação de acordo com o público-alvo. Nesse sentido, envolva o máximo de mídias possíveis. Quanto mais gente tiver contato e interagir com a marca melhor. Todos precisam saber que sua empresa está de cara nova.
4- Analise as métricas: Depois de aplicar todos os passos necessários, analise todos os resultados, só assim poderá medir o sucesso ou o fracasso da campanha.
Por fim, o seu retorno de investimento deve ser compatível com seus objetivos. Erros e acertos são comuns, busque melhorar o que for preciso.
Muitas vezes é necessário fazer essas mudanças na empresa e externá-las para o público. Isso aumenta a credibilidade, e traz de volta a confiança de alguns clientes. O mercado está sempre se renovando, e em diversos momentos as marcas precisam se renovar para acompanhar.
Blog New Boom
Nos acompanhe nas redes sociais, estamos sempre disponíveis para tirar suas dúvidas. Leia mais artigos como esse no blog.