Por que produzir conteúdo visando o engajamento? Porque conteúdo que motive o engajamento pode ser a maneira mais simples de melhorar e expandir suas redes sociais. Nesse post vamos ver quais são os motivos da corrida pelo engajamento nas redes sociais.
Será que o número de seguidores importa?
Muitas pessoas acreditam que ter um grande número de seguidores é o mais importante, mas na realidade, o foco principal deve ser o engajamento. Ter mais seguidores nem sempre significa que seu conteúdo será mais visto.
Ao longo do tempo, nas redes sociais, tornou-se uma prioridade focar mais na produção de conteúdo que gera engajamento em vez de apenas buscar aumentar o número de seguidores.
Estratégia
Inclui criar conteúdo diferenciado para contas com menos seguidores, o que resulta em maior interação com o público e, consequentemente, maior alcance.
Esse maior alcance traz métricas adicionais para serem consideradas, como a opção de salvar, compartilhar, comentar ou dar like.
Se você quer entender por que produzir conteúdo visando o engajamento e como isso beneficia sua página, continue lendo.
O que é o engajamento?
O engajamento é uma medida da interação do público com o seu conteúdo.
Em outras palavras, o engajamento são as métricas usadas para avaliar como sua postagem é recebida pelo público.
Portanto, likes, compartilhamentos, comentários e todas as vezes que sua postagem é salva contam para essas métricas.
O engajamento é uma forma de medir como seu público responde ao seu conteúdo, independentemente do tipo de conteúdo que você produz.
No entanto, o engajamento não acontece da noite para o dia. Geralmente, um alto nível de engajamento faz parte de um planejamento de mídia, criando sempre conteúdo pensando em como gerar maior interação.
Dentro desse planejamento, existem técnicas que podem aumentar o engajamento.
Por exemplo, gerar conteúdo que forneça valor – seja intelectual ou visual – para as pessoas que acompanham sua página. Nem sempre seu público comprará algo logo de cara, então é importante focar menos em anúncios de venda e mais em conteúdo de qualidade, o que pode ser a fórmula secreta para aumentar o engajamento.
Com isso, você terá um público que acompanha seu conteúdo porque se identifica e gosta da sua marca, não apenas porque espera ofertas ou vendas.
Por que produzir conteúdo focando no engajamento?
Produzir conteúdo focado no engajamento é a maneira mais simples de aparecer nas redes sociais.
Devido às atualizações nas redes, onde a maioria delas parou de priorizar a entrega de conteúdo por ordem cronológica, o conteúdo agora é mais entregue com base nas interações.
Portanto, ao criar conteúdo focado no engajamento, suas postagens têm maior probabilidade de serem exibidas nas redes sociais, tanto na linha do tempo das pessoas que o seguem quanto para aquelas que interagem com conteúdos semelhantes.
Apostar em táticas para melhorar o engajamento é uma forma mais fácil de alcançar seu público-alvo.
Essas táticas podem incluir as famosas “chamadas para ação”, ou “call to actions”, que são muito usadas em textos, como também o aproveitamento do espaço para criar uma proximidade com o usuário.
Portanto, não é incomum ver textos em redes sociais pedindo para “compartilhar com um amigo”, “comentar” ou coisas do tipo. Todos esses textos são criados com o objetivo de aumentar o engajamento.
Então, entenda as métricas que as redes sociais fornecem para começar a produzir focando na melhora delas.
Desse modo, não será surpresa que seu conteúdo seja entregue para pessoas que nunca visitaram sua página, mas que consomem conteúdos semelhantes.
Resumidamente, quanto melhor for o engajamento nas redes sociais, maior a probabilidade de seus seguidores e contas próximas verem suas postagens.
Como melhorar o meu engajamento?
Existem diferentes técnicas para melhorar o engajamento, como as chamadas para ação mencionadas anteriormente, mas também conteúdos interativos.
Você já deve ter visto em redes sociais pessoas que tentam gerar engajamento com caixinhas de dúvidas, votações e até pedindo que as pessoas sugiram temas.
Esses conteúdos são pensados diretamente para melhorar o engajamento, pois quanto mais pessoas responderem e interagirem, maior será o alcance da sua conta.
Para se ter uma ideia, o conteúdo interativo é uma forma muito utilizada há muitos anos e foi moldada para cada mídia em que foi introduzida.
Televisão, Netflix e outros utilizaram esse tipo de conteúdo, gerando a interação com o público e permitindo que eles decidissem finais de filmes ou histórias.
Portanto, não existe apenas uma maneira de melhorar o engajamento. Você deve estudar melhor o seu público-alvo para entender qual é a melhor tática para a sua página.
Não ache que o conteúdo que funciona para uma grande marca funcionará também para a sua pequena marca, que ainda está sendo criada.
Então, se você quer melhorar o seu engajamento, aqui estão algumas dicas.
Experimente diferentes formatos de conteúdo para as redes sociais, como publicações com apenas uma imagem, carrosséis com várias fotos e até mesmo stories e vídeos que se completam com outras postagens.
Mantenha uma constância nas publicações, tanto em conteúdo quanto em frequência. Isso significa manter uma qualidade consistente e não apenas a regularidade de tempo.
Outra consistência que você deve criar é a identidade visual. Valorize sempre a imagem para que o seu público se lembre da sua marca sempre que a identidade visual dela aparecer.
Não deixe de interagir com o público, principalmente com os seguidores mais ativos e engajados. Isso humaniza a sua marca e faz as pessoas falarem mais sobre você.
Se você deseja melhorar a interação e o engajamento com o seu público-alvo, a New Boom Marketing pode ajudar. Nossa empresa está totalmente preparada para ajudar você a entender como seus números podem melhorar o engajamento com o seu público-alvo.
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