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O que podemos aprender com o rebranding do Itaú

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O que podemos aprender com o rebranding do Itaú

De “feito para você” para “feito de futuro”. Em dezembro de 2023, o Itaú revelou a nova identidade da marca, mudando a forma clássica que utilizou por mais de 50 anos. Acompanhada da nova identidade, a instituição adotou novo slogan, campanhas, cores e posicionamento, marcando um rebranding completo. Hoje, oito meses após essa revelação, o que podemos analisar e aprender com o rebranding do Itaú Unibanco, uma das maiores empresas da América Latina?

80 anos em 100

A principal frase da campanha que deu início a nova estratégia adotada pelo Itaú, foi “bem-vindos aos próximos 100 anos”, além do novo slogan que foi alterado de “feito para você” para “feito de futuro”. No entanto, embora o banco realmente tenha 100 anos de história, a marca que conhecemos como Itaú só surgiu mesmo em 1964. 

Em 1924, foi fundada a Casa Moreira Salles, em Poços de Caldas (MG), e em 1943 foi fundado o Banco Central de Crédito, que posteriormente mudou seu nome para Banco Federal de Crédito.

O Banco Itaú, com esse nome, foi fundado em 1944, na cidade de Itaú de Minas, em Minas Gerais, mas mesmo assim, ele não é o banco que conhecemos hoje como Itaú. Apenas em 1964, o Banco Federal de Crédito se fundiu com o Banco Itaú S.A e adotou o nome de Banco Federal Itaú S.A.

Mas onde estão os 100 anos de história nisso?

Bom, durante os anos seguintes, o que era agora o Banco Moreira Salles se fundiu com diversos bancos brasileiros, se tornando o Unibanco(União de Bancos Brasileiros S.A.). Enquanto isso, o Itaú continuava suas fusões com bancos nacionais e internacionais. 

Em 2008, há apenas 16 anos, o que já era o Itaú Holding Financeira se fundiu com o Unibanco. Essa união extinguiu a marca Unibanco de todas as instituições, mas proporcionou ao Itaú incorporar 20 anos adicionais à sua história. Ou até 40 anos, se considerar que a história majoritária é do Banco Federal de Crédito, que adotou o nome Itaú apenas em 1964.

Portanto, na realidade o “Itaú Unibanco” foi fundado apenas em 2008, e poderia bem estar dizendo “Bem-vindos aos próximos 16 anos”, mas isso pode não ser tão impactante quando contar toda a história de 100 anos.

A marca também tem história

O que podemos aprender com o rebranding do Itaú | Itaú Evolução da Marca

Embora no novo rebranding, o banco deixe em evidência o conceito da pedra preta, que é o significado da palavra “itaú” em tupi-guarani, e também que dá o nome da cidade em Minas Gerais onde o banco se originou, essa ideia foi do publicitário catalão Francesc Petit.

Petit criou o icônico logo quadrado com os cantos arredondados adotado pelo banco em 1972, inicialmente totalmente preto. Mantendo o conceito, o designer brasileiro Alexandre Wollner padronizou e desenvolveu a mais completa identidade visual no Brasil naquela época.

Em 1992, Francesc Petit queria colocar mais cor para fazer a fachada do banco se ressaltar na paisagem urbana, e então pintou a logo de… azul. Claro, a intenção era deixá-la evidente no meio da fachada laranja.

Por mais surpreendente que seja, o laranja não era para ser a cor principal da marca, mas foi ela que mais conquistou o público. Segundo as pesquisas de cores da Pentagram, responsável pelo rebranding, a maioria dos consumidores associam o Itaú a cor laranja, e não ao azul e amarelo presente no logotipo, por isso ela foi a cor escolhida como principal na nova identidade.

O novo logotipo

O que podemos aprender com o rebranding do Itaú | Aplicações Itaú

Na nova identidade, o “quadriculo” único substitui o antigo quadrado com cantos circulares do logo antigo. Essa nova forma também é facilmente reconhecida em em fotografias e ilustrações utilizadas em diferentes campanhas publicitárias. Assim como uma pedra é moldada na natureza, o novo formato abaulado parece mais natural e suavizado, mantendo o desenho flexível e moderno mas sem perder a segurança, confiança e essência da já consolidada marca do Itaú. O novo formato exclusivo também recebeu um nome único, “pedra”.

O novo formato também é uma fuga, já que o quadrado arredondado se tornou padrão para as caixas de ícones de aplicativos em todos os telefones. Agora, com a “pedra” o Itaú tem um formato único, orgânico e dinâmico que se destaca tanto no meio físico quanto digital.

As letras agora não são mais amareladas, e fazem parte de uma figura fundo. O novo logotipo não precisa estar no laranja para ser reconhecido como Itaú; ele é facilmente identificável em suas cores naturais e evidentes.

Tirando cores para tornar mais colorido

Embora o novo logo tenha reduzido de três cores para uma única cor, a marca aproveitou as cores já conhecidas pelo público para segmentação. Agora, cada tom mais saturado de laranja e azul categoriza diferentes áreas de atuação do banco, distinguindo cada serviço.

Você pode ler mais sobre a nova identidade do Itaú em:

Itaú: feito de futuro.
Pentagram: Banco Itaú, brand Identity for Brazil’s biggest bank.

A nova tipografia

O que podemos aprender com o rebranding do Itaú | Nova Tipografia Itaú

O banco também ganhou uma nova tipografia, com elementos únicos que trazem equilíbrio e humanização ao logotipo. Perceba como o i agora é minúsculo, além de melhorar a legibilidade, já que um “i” maiúsculo pode ser confundido com um “L” minúsculo, ele também aproxima a marca do público, questionando o conceito de formalidade e tradicionalidade. O novo “i” tem a forma de uma pessoa, humanizando o banco.

A nova tipografia é completamente horizontal, e o novo acento agudo também faz parte dessa psicologia visual, agora com um ângulo ascendente e consistente, que transmite a impressão de um gráfico em crescimento, mostrando como o Itaú realmente é o “banco do futuro”.

A nova tipografia também é mais espessa e arredondada, com curvas suaves que facilitam a leitura e agradam aos olhos dos consumidores, especialmente entre as letras “t” e “a”, que formam a impressão de continuidade, e na curva inferior do “u”.


Você pode ver mais sobre a nova tipografia em: 

Fabio Haag Type: Uma história do novo logotipo Itaú


O Show da Madonna

Para mostrar ousadia e destacar que a marca é feita de história, mas com olhos voltados para o futuro, o Itaú trouxe várias personalidades gigantes e famosas que marcaram a história e “estarão lá” nos próximos 100 anos, assim como o banco. Entre elas estão a atriz Fernanda Montenegro, a jogadora de futebol Marta, o jogador Ronaldo Fenômeno, o músico Jorge Ben Jor, a bailarina Ingrid Silva e, é claro, a rainha do pop em pessoa, Madonna. 

No dia 04 de maio de 2024, Madonna fez o maior show do século no Brasil até então, reunindo cerca de 1,6 milhões de pessoas em um evento gratuito e aberto ao público em Copacabana. Além da quantidade impressionante de presentes, o show foi transmitido gratuitamente pela televisão aberta, alcançando recordes de audiência. O maior patrocinador e divulgador do show foi o Itaú, que até mesmo lançou um filme criado e dirigido pela rainha do pop, utilizando uma estratégia inusitada de arquivar todas as postagens de suas redes sociais para deixar a Madonna completamente em evidência.

Estratégias de Marketing

Durante meses, o Itaú continuou com estratégias de divulgação e humanização da marca. Na semana do dia 04 de maio, o banco realizou ações em sete voos da Azul Linhas Aéreas que tinham destino ao Rio de Janeiro. Os passageiros ganharam bolsas exclusivas do Itaú com a identidade compartilhada com a The Celebration Tour de Madonna. As bolsas continham itens pensados em aprimorar a experiência dos fãs da cantora durante o show, como pochetes, faixas comemorativas e até um vinho. 

Na noite anterior ao show, o hotel em que a cantora estava hospedada ficou completamente iluminado com o laranja, a nova cor predominante do banco. O Itaú também foi o responsável por patrocinar a transmissão do show na TV Globo, Globoplay e Multishow, além de oferecer descontos exclusivos em hotéis no Rio de Janeiro e viagens com destino à cidade. A instituição financeira também lançou promoções oferecendo ingressos para o show no exclusivo Espaço Itaú, com experiência completa incluindo passagens, hospedagem e alimentação.

Durante todas essas campanhas, o Itaú não tratou a divulgação como uma estratégia de marketing para ganhar mais clientes ou promover a marca, mas sim como uma celebração e um presente ao seu país de origem. Mas a gente sabe a verdade, né?

Por que Madonna?

A Madonna sempre foi uma das personalidades mais polêmicas das últimas décadas, e seu show em Copacabana não foi exceção. A cantora representa inovação e ousadia, ao mesmo tempo que é uma das artistas mais reconhecidas mundialmente e possui décadas de carreira. Ela é um símbolo de atemporalidade, que combina o passado e o futuro, assim como o Itaú quer representar sua marca.

A escolha da artista não foi aleatória; o banco sabia que os shows de Madonna são sempre polêmicos e geram discussões, mantendo a marca sempre presente.

A quantidade impressionante de espectadores também foi uma intenção do Itaú; portanto,  a instituição manteve o show gratuito e patrocinou a transmissão na maior rede de televisão do Brasil. Quanto mais pessoas assistem Madonna no palco de Copacabana, mais pessoas têm contato com o Itaú. 

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