Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas necessitam compreender qual é o perfil do consumidor para proporcionar uma experiência de compra e de relacionamento mais assertiva. Para isso, as empresas usam o marketing de conteúdo, mas para conseguir algo mais específico, desenvolveu-se o marketing sensorial. Nesse caso, o que é e para o que serve o marketing sensorial?
O que é marketing sensorial?
A definição do marketing sensorial pode ser entendida pelo próprio nome. É uma estratégia que tem como objetivo estimular um ou mais dos cinco sentidos do indivíduo. Portanto, o marketing de conteúdo vai tentar conquistar o público por meio do olfato, paladar, tato, visão ou audição.
Através dos cinco sentidos que o marketing sensorial envolve, acaba influenciando o comportamento de consumo e a compra do produto ou serviço dos clientes. Dessa forma, as vendas da empresa aumentam e consequentemente, a posição diante da concorrência. Pois, se o cliente tiver uma experiência sensorial positiva, estará disposto a manter um relacionamento com a empresa.
Resumindo, o que é e para o que serve o marketing sensorial? Trata-se de uma estratégia usada pelas empresas para despertar o desejo e a necessidade do público em adquirir o produto ou serviço, a qual faz isso por meio de um dos cinco sentidos ou de uma combinação deles.
Como usar marketing sensorial?
Como a ideia do marketing sensorial é despertar a necessidade de compra por meio de estímulos que tragam boas lembranças, sensação de bem-estar e outros, nada de comprar um carro de som ou produzir um jingle para tocar na sua loja. Em vez disso, escolha estrategicamente quais sentidos são mais coerentes com o seu negócio.
Por exemplo, se você trabalha com oferta de alimentos ou em uma loja de perfumes, uma boa jogada é apostar no olfato. Agora se você trabalha em um local em que é necessário fazer o cliente esperar para ser atendido, estimule o paladar com café, chá e bolachinhas para tornar a espera mais agradável.
Já a visão é excelente para reconhecimento de marca. Isto é, fazer uso de cores, formas, fontes e outros elementos que criem a identidade visual da empresa e a faça ser lembrada por isso. Enquanto que o tato e a audição, respectivamente, podem ser desenvolvidos através de um ambiente aconchegante ou experimentando o produto, e músicas de acordo com o ambiente e no volume adequado.
Dessa forma, a empresa só sai ganhando, pois cria vínculos emocionais com o consumidor, estimula o desejo de compra, cria uma identidade única para a marca, o que a diferencia da concorrência e atrai e fideliza clientes.
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