Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse modelo de marketing e provavelmente soe um pouco estranho, mas fique tranquilo que irei explicar o que é e como fazer marketing de afiliados, até porque esse tipo de negócio está cada vez mais presente na comunicação entre consumidor e vendedor. Nesse caso, vamos ver do que se trata.
Tudo sobre marketing de afiliados
A definição de marketing de afiliados é descrita como o processo de ganhar uma comissão ao promover produtos de outras empresas ou pessoas. Isto é, esse formato de marketing tem como objetivo expandir os canais de comunicação entre o indivíduo que precisa de solução e a pessoa que tem essa resposta.
Em resumo, o marketing de afiliados funciona como uma publicidade digital, na qual o afiliado divulga determinado produto ou serviço de um anunciante e em troca ganha uma comissão gerada através de cliques, cadastros e vendas. Por essa razão, é o modelo perfeito para quem deseja trabalhar na internet apenas conectando consumidor e vendedor.
Por se tratar de um processo de disseminar a criação de um produto, dentro do esquema de afiliados o marketing é feito por meio de diferentes partes – 1) comerciante, 2) consumidor e 3) profissional de marketing. De modo que cada uma dessas partes recebe uma parcela da renda conforme sua contribuição.
Com relação a cada uma das partes, a do comerciante, podendo ser tanto um empresário individual quanto uma grande empresa, essa fase é responsável por criar o produto. Enquanto que o consumidor faz o sistema de afiliados funcionar, ao comprar os produtos e o profissional de marketing, o qual também é o afiliado, alcança e convence os clientes da compra.
Marketing de afiliados na prática
Agora, quando falamos em divulgação dos produtos, este pode ser feito das seguintes maneiras:
- Custo por clique;
- Por ação;
- Custo por mil impressões;
- Através de vendas;
- Mediante lead válida e
- Por meio de formulário.
Diante disso, o primeiro diz respeito a remuneração recebida por cada clique dado no anúncio, blog ou rede social. Diferente do custo por ação, no qual o usuário precisa fazer um cadastro. Em contrapartida, o custo por mil impressões é utilizado para anúncios no formato de banner de publicidade.
Por fim, com relação ao custo por venda e lead, o afiliado recebe do anunciante, respectivamente, por cada venda feita e quando o usuário finaliza a ação e se torna uma lead. Enquanto que o último custo o produtor de conteúdo só é remunerado se o cliente preencher a ficha do anunciante.
Blog New Boom
Conseguiu entender o que é e como fazer marketing de afiliados? Se você ainda ficou com alguma dúvida, é só entrar em contato com a gente. Mas para saber mais sobre marketing, confira os outros artigos no nosso blog e nos siga nas redes sociais.