PortugueseSpanishEnglish

Marketing indireto

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Marketing indireto

Depois que você entender o que é o marketing indireto e como funciona, você não verá mais filmes e séries do mesmo jeito. O marketing indireto é um dos mais sutis que existem. É também conhecido como marketing invisível. Às vezes acabamos comprando produtos, sem lembrar de onde veio essa motivação. Você sabe como isso acontece? Como o marketing indireto é feito para atingir o consumidor? 

 

O que é marketing indireto?

É  uma forma de divulgar uma marca, produto ou empresa fora do cenário publicitário. Quase que uma mensagem subliminar em outros contextos. A intenção é não ser uma propaganda escancarada, que pressione o cliente. Mas sim, menos agressivo. E por fim,  consequentemente terá uma aceitação maior. 

Esse tipo de marketing não utiliza palavras no imperativo, como por exemplo: compre, aproveite, inscreva-se. O objetivo é fixar a imagem da marca na memória do cliente.  

O resultado desse investimento é a longo prazo. Quando os clientes acessarem no seu subconsciente a memória da marca e do produto, ao vê-lo à venda. 

 

Como o marketing indireto é aplicado? 

Filmes, novelas e séries são o exemplo perfeito disso. Quando algum personagem usa o produto, ou vai a algum estabelecimento. Seja a atriz usando um shampoo da Seda, usando um Macbook, ou até mesmo tomando um café no Starbucks. Essas ações geram uma conexão do cliente com o produto de outra maneira, além do tradicional. Faz com que ele deseje o que aquele ator está usando, vende indiretamente mais do que um produto, mas também um estilo de vida. 

Pode até se aplicar essa técnica em uma propaganda. Mas não pode deixar explícito que o objetivo é a venda. Outras características devem ser exploradas, como as motivações de compra. Um exemplo perfeito são as propagandas de natal. Elas passam uma mensagem além da venda do produto, mas também vende um sentimento, a emoção do natal, da troca de presentes. Além disso, podem ser vinculados em games, camisetas de clubes, vídeos em plataformas. 

Marketing indireto x Marketing direto 

Apesar de muito eficiente, não substitui o marketing direto. Ambos têm suas funções e são necessários. O marketing direto e mais ativo, focado em vender, também é necessário para que a venda de fato aconteça. 

Sendo assim, o marketing indireto é importante para não saturar os consumidores, e mudar a maneira de apresentar seu produto ou marca. 

Portanto, use e abuse de diversas vertentes do marketing para o crescimento da sua empresa. Uma não substitui a outra, mas trabalham juntas para ampliar os resultados. 

 

Blog New Boom

Para saber mais sobre como aplicar essas estratégias, entre em contato com a nossa equipe nas redes sociais. E acompanhe nosso blog. 

Blog New Boom

Para saber mais nos siga nas redes sociais, e acompanhe nosso blog.

Abrir bate-papo
NewBoom
Olá
Podemos ajudá-lo?