Se você deseja fazer sucesso no mercado e aumentar as vendas do seu negócio, não basta investir em produtos ou serviços de qualidade, criar a identidade visual e estar presente em todas as redes sociais, o público precisa estar engajado e deve ser alcançado da maneira correta. Nesse caso, uma das maneiras de fazer isso é através de reações no cérebro dos consumidores. Portanto, conheça os gatilhos mentais para usar no marketing estrategicamente.
O que são gatilhos mentais?
Gatilho mental é definido como agentes externos que provocam uma reação nas pessoas, tendo como resultado as decisões que o cliente toma por impulso. Nesse sentido, o cérebro faz isso para evitar o esforço de pensar e decidir determinadas coisas, fazendo com que o indivíduo aja e faça escolhas por impulso.
Resumindo, gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe, os quais influenciam nas nossas decisões. Por isso, saber atingir esses gatilhos é de extrema importância no marketing, afinal de contas, torna-se uma ferramenta de persuasão e de resultados positivos nas vendas.
Naturalmente o ser humano tem o costume de não pensar muito antes de tomar alguma decisão e em muitas situações, o inconsciente acaba reagindo. Por esse motivo que o marketing usa tanto dos gatilhos mentais como estratégia nas suas vendas, ou seja, aproveita a resposta do inconsciente que faz os consumidores decidirem no automático e elabora a divulgação.
Exemplos de gatilhos mentais
Apesar de ser meio estranho falarmos que o inconsciente toma decisões, é uma área do cérebro que faz parte de nós e é responsável por guardar pensamentos e as experiências que vivemos durante toda a nossa vida.
Dessa maneira, os gatilhos mentais ajudam o indivíduo a fazer escolhas, mesmo que sem perceber. Além disso, os gatilhos mentais atuam de maneira diferente em cada pessoa, justamente por conta das experiências de cada um. Entretanto, existem alguns gatilhos em comum na sociedade, por estarem relacionados a cultura, relações sociais e outros fatores.
Nesse sentido, é importante saber quais são os gatilhos mentais para usar no marketing estrategicamente e persuadir os consumidores. O primeiro deles é o do prazer e da dor com o objetivo de mostrar o poder de transformação que a compra tem.
Em segundo lugar está o amor e conexão, o qual é responsável por construir ligações afetivas ao longo do tempo nas ações de marketing. Além disso, a confiança, significância, urgência, escassez e exclusividade também são exemplos de gatilhos mentais para usar no marketing estrategicamente.
É importante também a marca despertar interesse e curiosidade através da novidade, da humanização nas vendas, oferecer benefícios, bem como mostrar os depoimentos de quem já comprou o serviço ou produto para ganhar a confiança de novos consumidores.
Blog New Boom
Agora que você já sabe quais são os gatilhos mentais para usar no marketing estrategicamente, é só colocá-los em prática. Mas caso algo não tenha ficado claro, entre em contato com a gente e tire suas dúvidas.
Também aproveite para nos seguir nas redes sociais e acessar o blog para entender melhor como funciona o marketing.