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Funcionalidade ou criatividade

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Funcionalidade ou criatividade

Quando se pensa em marketing e publicidade, a primeira coisa que vem em mente é que precisa ser algo inovador e super criativo. Porém, se eu te contar que para uma campanha funcionar, ela não deve ser apenas criativa, mas antes de tudo funcional. Ou seja, funcionalidade, ou criatividade? Eis a questão. 

 

Nada se cria, tudo se copia? 

Essa frase pode parecer terrível no meio dos criativos, mas no fundo é verdade. Contamos com um padrão pré existente, que sofre constantes mudanças, porém é ele que dita as tendências do mercado. Então, no final das contas, o que está em alta vai ter sempre a mesma essência. No entanto, busque se inspirar, e ter sua identidade, não apenas copiar. Mas que existe um padrão visual que faz mais sucesso no momento, é um fato. E muitas vezes, não vai ter como fugir, pois sua campanha ou estratégia pode deixar de ser funcional. 

O que é funcionalidade no marketing

Seja em uma estratégia, com ou sem recursos visuais, o que se espera é que ela traga resultados, ou seja, funcione. Sendo assim, a funcionalidade nada mais é do que você projetar uma campanha, cada etapa, com um objetivo final. Seja esse objetivo, aumentar número de leads, reposicionar a marca, ou até mesmo o lançamento de algum produto. 

 

Qual é o mais importante: Funcionalidade ou criatividade? 

Os dois são importantes para o sucesso de um negócio, pois uma empresa precisa de alguma forma se destacar. No entanto, os dois devem trabalhar juntos, onde o mais importante vai ser apresentar resultados. Desse modo, em alguns momentos você vai precisar prezar a funcionalidade. Ou seja, fazer pesquisas e analisar o que tem sido mais aceito pelo consumidor, as tendências atuais e sua persona. Já em outra circunstância, vai ser necessário priorizar a criatividade e inovação, para que sua marca se fortaleça e demonstre sua identidade. Por fim, nem sempre vamos conseguir ter o melhor dos dois mundos, mas ainda sim devemos buscar aliar essas características, e saber o momento certo de usar cada uma delas. 

 

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