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Ética no marketing

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Ética no marketing

Ética é um conjunto de normas e valores morais, que ditam o comportamento humano em sociedade. E por mais que estejamos acostumados a ouvir que vale tudo na hora de vender, no marketing não é bem assim. Pois, existe uma ética no marketing, ou seja, um conjunto de “regras” e valores que devem ser respeitados. Diversas campanhas do passado são alvos críticas até hoje, por práticas antiéticas, como por exemplo,  propagandas sexualizadas e racistas. 

 

Storytelling antietico 

Toda marca tem uma história para contar, sendo um dos pontos mais importantes do marketing. No entanto, esse storytelling precisa ser interessante e real, sendo que algumas marcas inventaram fatos para se popularizar, como por exemplo a Hollister. Porém, tomar uma decisão assim não é nem um pouco seguro ou correto, pois a verdade sempre vem à tona, principalmente hoje em dia, onde todos têm muito acesso à informação. E sua marca vai perder toda a credibilidade, e o relacionamento com seu cliente vai ser destruído. Por isso da importância da ética no marketing, para criar bases fortes da sua marca, e gerar credibilidade.

Relacionamento com o cliente

A ética é fundamental para desenvolver um relacionamento com o cliente. Por diversos motivos, como por exemplo: 

1- Identificação de valores 

O consumidor vai procurar e optar por uma empresa com a qual ele se identifique com os valores morais. Hoje em dia, não basta seu produto ser bom, você precisa de uma construção de marca, uma visão e saber apresentar isso para o mercado.

2- Confiança 

A transparência e honestidade vão gerar uma confiança do cliente no seu produto. Portanto, é importante sempre divulgar dados verdadeiros, para que essa confiança não seja quebrada.

3- Valorização da ética e consciência social 

Mais do que nunca, vivemos um momento em que a ética, e a consciência social das empresas têm sido super valorizadas. Ao contrário do que anos atrás, onde não existia uma troca mais democrática, a internet revolucionou isso, trazendo a oportunidade dos consumidores ganharem mais voz. Sendo assim, o público se torna mais exigente com qual tipo de empresa quer se associar. 

Por fim, para uma marca ser bem posicionada no mercado, e se manter ao longo dos anos, ela precisa ser ética, e ter sua visão de valores voltada para a sociedade. Apesar do objetivo final ser o lucro, e para o cliente o consumo, existe um caminho a ser percorrido.

 

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