Apesar de estar sendo comentado com mais frequência nos dias de hoje, o marketing de conteúdo existe há muito tempo. Por esse motivo, separamos este artigo para que você entenda o que é marketing de conteúdo e possa aplicá-lo na sua empresa.
Com certeza você já ouviu falar em marketing de conteúdo, afinal trata-se de uma estratégia de marketing. Usado para criar e compartilhar conteúdos que chamem a atenção do público e fidelizem clientes, o marketing de conteúdo é uma estratégia com o objetivo de fortalecer a marca e solucionar problemas do público-alvo.
Para cumprir o seu objetivo, o marketing de conteúdo usa vídeos, ebooks e postagens nas redes sociais. Além disso, se baseia em educar o público, ter autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra.
Vantagens do marketing de conteúdo
Quando a empresa investe no marketing de conteúdo ela aumenta o tráfego do site, gera reconhecimento de marca, aumenta o engajamento, a visibilidade, as vendas e ainda impulsiona a geração de leads.
Também são consideradas vantagens, a economia que a empresa tem com o marketing de conteúdo, a boa reputação no mercado, a flexibilização de estratégias, a conversão e a fidelização de clientes.
Como fazer marketing de conteúdo
Para conseguir definir a estratégia de marketing de conteúdo, segue cinco etapas. 1) Planejamento, 2) elaboração da persona, 3) criação de conteúdo, 4) distribuição e por último, 5) mensuração de resultados.
A etapa do planejamento é a base para a empresa conseguir atingir as metas, pois é nessa fase que são definidas as pessoas responsáveis por cada tarefa. Criar a persona serve para conseguir elaborar conteúdo para um público específico. Dessa maneira, o conteúdo pode ser em diferentes formatos desde que façam sentido com o público que a empresa pretende atingir.
Quando o conteúdo e o formato são definidos, está na hora da empresa distribuir. A quarta etapa é responsável por esse processo, pois são escolhidos os canais de comunicação onde serão divulgados os conteúdos. Lembrando que essa escolha é feita de maneira estratégica, ou seja, conforme a rede social que o público-alvo mais usa.
Por último, mas não menos importante, analisar os resultados de todo esse trabalho. Quando a empresa faz isso, ela tem o controle de quais ações estão funcionando.
Canais para o marketing de conteúdo
Ainda com relação a etapa de distribuição, onde são escolhidos os canais de divulgação, separamos os principais deles para te ajudar na hora de fazer o marketing de conteúdo da sua empresa.
Em primeiro lugar temos o blog. Além de contribuir para o tráfego do site, o blog tem várias possibilidades para que a empresa distribua o conteúdo. Ter uma periodicidade nas publicações também é importante, pois assim se mantém a audiência.
Não se esqueça de criar um planejamento de futuros conteúdos com base nos interesses do público, de usar técnicas de SEO (otimização para mecanismo de busca) nos textos do Google e infográficos. Assim como investir em ebooks, estar presente nas redes sociais e colocar vídeos no blog e nas redes sociais para aumentar o engajamento.
Agora que você entendeu o que é marketing de conteúdo, você está pronto para aplicá-lo em sua empresa. Mas caso você tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato através do número (42) 99947-5009.
Para saber mais sobre marketing acompanhe os outros artigos do nosso blog e nos siga nas redes sociais.