PortugueseSpanishEnglish

Entenda o que é e para que serve a jornada do consumidor

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Entenda o que é e para que serve a jornada do consumidor

Em qualquer tipo de negócio os clientes são peça chave para aumentar as vendas e manter a empresa ativa no mercado. Por isso, é fundamental saber tudo sobre o cliente e acompanhar cada passo seu. Diante disso, entenda o que é e para que serve a jornada do consumidor.

Tudo sobre jornada do consumidor 

Como o próprio nome diz, a jornada do consumidor é o caminho que o cliente faz em uma empresa. Esse caminho inclui desde o primeiro contato com a marca até a venda do produto/serviço, gerando valor durante o processo de compra do cliente.

Durante a jornada, o consumidor irá passar por 4 etapas:

  1. aprendizado e descoberta;
  2. reconhecimento do problema;
  3. consideração da solução e
  4. decisão de compra.

Por serem fases diferentes, cada uma delas exige um tipo de abordagem convincente o suficiente para fazer o cliente avançar para a próxima etapa e até que chegue a compra de fato. E para que isso aconteça de fato, a empresa precisa estar presente em cada uma das fases, influenciando a decisão de compra.

Diante disso, para estar em todas as etapas, a empresa precisa saber exatamente o que fazer em cada uma delas, certo? Nesse caso, é importante estudar o comportamento do público, pois dessa maneira saberá exatamente como agir nas quatro etapas da jornada do consumidor.

O que estou querendo dizer é: saiba quem são seus possíveis clientes, onde eles estão, o que procuram, entre outras características. Algo que pode te ajudar nisso são os dois artigos sobre marketing de relacionamento e geomarketing. Depois de terminar a leitura de hoje, corre lá para dar uma olhada.

Voltando a falar sobre a jornada do consumidor, assim que tiver todas as informações sobre os clientes é hora de colocar em prática as estratégias para atrair eles até você, pois é nesse momento que vai começar a jornada de fato.

Etapas da jornada do consumidor

Durante a primeira etapa, o cliente ainda não sabe que precisa comprar algo. Na verdade, ele só tem uma dúvida ou curiosidade, então o que você deve fazer é ter uma abordagem mais leve e deixar que ele venha até você. Geralmente isso acontece por meio de pesquisas no Google ou pelas redes sociais e assim que o consumidor notar você, é hora de avançar para a próxima etapa.

Na fase dois é quando o consumidor reconhece que tem um problema que precisa ser resolvido, o qual vai tentar solucionar. Mas como ele vai perceber que não conseguirá fazer sozinho, precisará recorrer a alguém, que nesse caso, será você. Para ajudá-lo utilize as estratégias do marketing de conteúdo, pois assim ele saberá que você tem a solução.

Chegando na terceira fase, a qual é um complemento da anterior, ela serve para reforçar a ideia da solução. Isto é, nessa etapa o consumidor está convencido de que precisa comprar o seu serviço para resolver o problema, fazendo com que ele chegue à última etapa e finalize a compra.

Blog New Boom

Conseguiu entender o que é a jornada do consumidor? Ela é fundamental para as vendas da empresa, por isso é muito importante que você saiba como aplicá-la.

Se quiser ler mais conteúdos como este, acesse o nosso blog e para acompanhar o nosso trabalho diariamente, você só precisa nos seguir no instagram.

Blog New Boom

Para saber mais nos siga nas redes sociais, e acompanhe nosso blog.

Abrir bate-papo
NewBoom
Olá
Podemos ajudá-lo?