Muito provavelmente você já ouviu falar em merchandising, afinal de contas é o termo utilizado para marcas que pretendem se destacar no mercado ou empresas que querem vender seus produtos e por conta disso é conhecido por todos. Mas você sabe para que ele serve de fato? Se a resposta foi não, fique tranquilo porque separamos o conteúdo de hoje para que você entenda de uma vez por todas o que é merchandising e como fazê-lo.
O que é merchandising?
Antes de mais nada é importante definirmos o merchandising. Em poucas palavras trata-se de uma estratégia de marketing para destacar uma marca, produtos ou serviços de uma empresa. Porém, como existe a concorrência é necessário que a organização se sobressaia de uma maneira única.
Nesse sentido, o merchandising é usado para passar uma mensagem tão sutil que é quase imperceptível, mas que ficará marcada na mente do consumidor. Para isso, é interessante a empresa saber quais métodos de merchandising usar para atingir o público desejado da maneira que ele precisa ser atingido.
De maneira geral, para que você entenda de uma vez por todas o que é merchandising, ele é um conjunto de técnicas que vão fazer o cliente se interessar pelo produto ou serviço, ao mesmo tempo que gera lucro para a empresa. Por isso é tão importante saber como fazer merchandising, pois não adianta só oferecer qualidade se não souber como atrair os clientes para vender. Mas não se preocupe que nós também temos a resposta para isso.
Como fazer merchandising?
Existem 5 tipos de merchandising que podem ser aplicados.
- Visual;
- Editorial;
- No ponto de venda;
- Varejo e
- Digital.
Brevemente cada um deles serve, respectivamente, para chamar a atenção pelo olhar do consumidor. Portanto, as cores, logo e tipografia devem ser bem definidas para realçar a imagem da marca. Mas o merchandising editorial é usado para promover um produto ou marca específica.
Já o merchandising no ponto de venda é responsável por atrair o cliente na loja física através da disposição dos produtos no estabelecimento. Enquanto o de varejo é usado para mostrar as vantagens da compra ao cliente. Como por exemplo participar de um sorteio ou promoção e até amostra grátis entra nesse modelo.
Por último, temos o merchandising digital. Trata-se de uma técnica de menção de um produto ou marca nas redes sociais ou blogs, por exemplo.
Diante desses modelos, é preciso levar em consideração as suas particularidades na hora de fazer o merchandising. Mas de maneira geral, a empresa deve definir o público-alvo, assim como qual o objetivo que pretende atingir. Depois, o próximo passo é criar estímulos para chamar a atenção do público, investir em um layout ou ambiente bonito, trabalhar em algo exclusivo e também aproveitar as datas comemorativas para vender mais.
Blog New Boom
Agora que você já sabe o que é merchandising e como fazê-lo, é só colocar todo o aprendizado na prática e ver suas vendas aumentarem. Porém, se ainda estiver com alguma dúvida entre em contato com a gente para que a nossa equipe possa te ajudar.
Se você gostou do conteúdo e gostaria de saber mais sobre marketing, continue nos acompanhando aqui no blog e nos siga nas redes sociais para não perder nada do que postarmos.