Se você já tem sua empresa e já tem o plano de gestão definido, então está na hora de dar o primeiro passo para o sucesso do seu negócio através do inbound e outbound marketing. Mas o que são essas técnicas, para que servem e qual a diferença entre inbound marketing e outbound marketing? É sobre isso que vamos conversar hoje.
Inbound marketing
O inbound marketing também é chamado de marketing de atração e tem como objetivo atrair e converter clientes. Basicamente o inbound marketing estabelece a conexão com o seu público por meio do marketing de conteúdo, técnicas de SEO e estratégias nas redes sociais.
Para conseguir criar essa conexão com o cliente, a empresa cria estratégias através do inbound marketing para que haja compartilhamento de conteúdo para esse público específico. Isso significa que a empresa conquista os clientes por meio de mensagens, fazendo com que eles se sintam atraídos e dessa maneira, iniciem um relacionamento com a organização.
De maneira geral, é como se o inbound marketing criasse razões para o indivíduo procurar e ir até a empresa. Quando isso acontece, quando a organização consegue chamar a atenção do usuário, ela converte essa pessoa em clientes e assim cria o relacionamento.
Para ficar mais claro para que serve o inbound marketing, vamos resumir em cinco tópicos:
- aumentar a visibilidade da empresa;
- reduzir o custo de aquisição dos clientes;
- atrair usuários que futuramente se tornem clientes;
- produzir conteúdos relevantes e
- melhorar as vendas.
Outbound marketing
Com relação ao outbound marketing, diferente do anterior, trata-se de um marketing um pouco mais tradicional. Portanto, o método usado pelo outbound para chamar a atenção e atrair o seu público é mais amplo.
Isso significa que o outbound marketing vai primeiro identificar indivíduos com o perfil da empresa e que possam se tornar clientes. Depois dessa análise é feita a abordagem que pode acontecer por meio de banners em sites, propagandas em rádio, tv e youtube, bem como pelo facebook ads.
Hoje em dia o outbound marketing não é considerado tão tradicional por conta da internet e das infinitas possibilidades e ferramentas que ela proporciona para esse tipo de venda. Dessa forma, a empresa fica bem ranqueada na internet.
Em resumo, o outbound marketing leva a empresa até os seus clientes por meio da disseminação da marca de maneira geral, em vez de focar em um público específico. Isso significa que a empresa corre atrás dos possíveis clientes e não possui autorização deles para divulgação.
Diferença entre inbound e outbound marketing
Diante do que você leu até agora sobre cada uma das estratégias de venda, a primeira diferença entre inbound marketing e outbound marketing diz respeito ao modo como a empresa chega e conquista o cliente.
No caso do inbound atinge o público através de conteúdos que os interessem, enquanto que o outbound marketing simplesmente divulga a sua marca sem ter um público-alvo em foco.
Outra diferença entre inbound marketing e outbound marketing é o valor para divulgação. O custo por lead do inbound é menor que do outbound, além do retorno do investimento ser maior. Fora isso, o inbound tem muito mais engajamento, o relacionamento com os clientes é duradouro e as estratégias são bem direcionadas, totalmente ao contrário do outbound marketing.
Blog New Boom
Quer saber mais sobre a diferença entre inbound marketing e outbound marketing, e também tirar as suas dúvidas? Entre em contato pelo número (42) 99947-5009, mas se preferir, aqui no blog você encontra vários artigos relacionados ao marketing e também nas nossas redes sociais.