O que todas as marcas buscam hoje em dia é um relacionamento forte com os clientes, por ser essencial para o sucesso de uma empresa. No entanto, as formas de se comunicar e tendências estão em constante mudança, mas uma coisa que não parece mudar, é que o consumidor está cada vez mais exigente. Algumas estratégias têm mostrado bastante resultado nesse relacionamento, como por exemplo, o marketing de conteúdo. Que em resumo, é uma forma de criar conteúdos de valor e interessantes, a fim de nutrir uma relação.
4 dicas para iniciar um relacionamento com o cliente
Se você deseja ter uma relação com seus clientes e não sabe como, confira as dicas para desenvolver um relacionamento com o cliente.
1- Contato
Antes de aplicar qualquer outra estratégia você precisa de um contato com o cliente. Portanto, é necessário coletar esses dados, ou até mesmo criar um banco de dados. Uma maneira de fazer isso sem ser invasivo, é na loja física disponibilizar urnas de sorteios ou promoções, onde a pessoa precisa se cadastrar com dados pessoais. Em sites, para acessar alguns conteúdos, é necessário fazer um cadastro. Mas quais informações são relevantes, e podem servir para os próximos passos? Alguns exemplos, são:
- Nome completo
- Sexo
- Telefone
- Cidade
Caso queira ir mais fundo, e ser mais específico na sua coleta de dados, pode perguntar o endereço.
2- Pesquisas de mercado
Você precisa entender quem é seu público, o que precisam, e principalmente o que esperam da sua empresa. Principalmente, se sua empresa “vender” uma solução para a necessidade de alguém. Por isso, as pesquisas são tão importantes para entender o meio que sua empresa está, e planejar os próximos passos.
3- Seja constante
A qualquer oportunidade de falar com seu cliente, fale. Seja constante no contato, seja via whatsapp, ou por email, o consumidor gosta de ser procurado, ainda mais com mensagens que passam exclusividade.
4- Use as redes sociais
Além de tudo citado acima, as redes sociais são a principal forma de desenvolver um relacionamento com o cliente, e nutri-lo. Por ser plataformas que permitem uma troca e comunicação bilateral, é um ótimo canal de pesquisas e para produzir conteúdos de valor.
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