Seja no marketing digital ou em conteúdos impressos, a sua estratégia de marketing deve ser muito valorizada próximo a datas comemorativas, visto que diversas empresas estão ao mesmo tempo disputando a atenção do seu cliente.
Se destacar perante seu público é de extrema importância para quem quer aproveitar a oportunidade de ouro que são as datas comemorativas. Hoje em dia, uma campanha criativa e inteligente que chamará a atenção daquele cliente que quer comprar um presente especial e não quer mais do mesmo.
Neste artigo, vamos conferir o que você não pode esquecer ao criar sua campanha para as datas comemorativas, do Dia dos Namorados ao Natal.
Planejamento antecipado
Se você esquecer do seu cliente, o seu cliente vai esquecer de você, então não deixe sua campanha para a última hora!
Uma boa campanha de marketing tem um planejamento adequado, adiantado e no prazo, para você não aparecer com uma promoção de natal só depois do ano novo. Quanto antes sua campanha estiver no ar, mais cedo seu cliente lembra que a data especial está chegando e que está na hora de ir às compras. E é claro que ele vai lembrar de você.
Então fique de olho no calendário de datas para não perder o timing de nenhuma campanha:
Fevereiro: Carnaval
Março: Dia do Consumidor; Dia da Mulher
Abril: Páscoa
Maio: Dia das Mães
Junho: Dia dos namorados
Agosto: Dia dos pais
Setembro: Dia do Cliente
Outubro: Dia das Crianças
Novembro: Black Friday
Dezembro: Natal
É claro, outras datas também podem ser adaptadas para sua campanha, dependendo do seu nicho específico de mercado, comemorações regionais, aniversários, entre outros. O importante é estar preparado!
Conteúdo Diferenciado
Ao fazer uma campanha de marketing com o tema de uma data comemorativa você deve se destacar de outras empresas. Aproveite as datas comemorativas para criar um conteúdo personalizado, de qualidade, relevante e alinhado ao tema em relação ao seu público-alvo.
O uso de estratégias mais modernas, como o marketing de guerrilha ou marketing humanizado também são essenciais para fazer sua empresa se destacar de outras que estão apenas usando a divulgação em massa.
As datas comemorativas também são excelentes para lançar promoções de produtos ou serviços específicos. Uma pesquisa de mercado e uma análise de vendas do ano anterior podem te ajudar a aumentar consideravelmente suas vendas e escolher os produtos certos para colocar em promoção.
No marketing digital, programar campanhas e postagens em horários e datas específicas em que há mais interação do público é perfeito para fazer sua visibilidade aumentar. O uso de sites atualizados e artigos para blogs também ajuda a sua marca a ser mais notada.
Nas redes sociais você pode aproveitar o período de datas comemorativas para fazer sorteios e promoções. Conteúdos interativos, como aqueles em que o seu público deve marcar amigos, pais, família ou namorado(a), ajudam a sua marca a se tornar mais relevante. Não esqueça de colocar informações cruciais como endereço e telefone em caso de lojas físicas, além de hashtags que impulsionam a sua empresa nas pesquisas das mídias sociais. Layouts bonitos com boa leitura também chamam a atenção para o seu negócio, então contratar bons profissionais especializados é essencial para a sua empresa se destacar nas redes.
Não esqueça de divulgar
Fazer uma campanha toda para não divulgá-la não adianta! Após toda a preparação e o planejamento você deve saber onde divulgar a sua campanha. Você pode preparar conteúdos impressos, como panfletos, outdoor e cartazes e também estar pronto para programar com antecedência todo o seu conteúdo nas mídias digitais.
Investir em campanhas pagas em redes sociais e e-mail marketing pode ser uma ótima jogada para se destacar nas mídias. Promover posts com conteúdo personalizado e especificar seu público corretamente pode fazer seu alcance explodir nessas épocas. Contratar profissionais especialistas no assunto pode te auxiliar a potencializar ao máximo a sua campanha.
Usar estratégias conhecidas como o senso de urgência e o marketing de escassez podem acelerar suas vendas e aumentar seu lucro durante essas datas do ano.
Uma campanha de e-mail marketing também pode aumentar a sua presença e reconhecimento com seu público, que também já fica preparado para as promoções que vão chegar. Um exemplo, você pode iniciar uma campanha de Dia dos Pais ainda em Junho via e-mail, com uma mensagem dizendo algo como “O Dia dos Pais é daqui a 2 meses, já está preparado para nossas ofertas?”, e progredindo com o cliente para personalizar corretamente sua campanha.
Estoque preparado
Fazendo uma campanha que aumenta a visibilidade do seu negócio também aumentará suas vendas, então você deve estar com o estoque preparado para o crescimento que irá vir. Se sua empresa fizer anúncio de vendas por semanas e não conseguir suprir a demanda, a reputação e a confiabilidade do negócio vão por água abaixo.
Então mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores, prepare seu estoque para o aumento de vendas, e se antecipe para aproveitar os melhores preços.
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Uma agência de marketing pode facilitar muito sua vida na hora de divulgar o seu negócio. Com profissionais capacitados, especialistas no assunto e com diversos cases de sucesso, a New Boom Marketing já está preparada para auxiliar no crescimento da sua empresa e maximizar ao máximo a sua campanha.
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