Muito se fala sobre marketing, mas você sabia que existem diferentes tipos de marketing? Pois é, há vários modelos e um exemplo disso é o marketing pessoal e o empresarial. Apesar de estarem dentro da mesma categoria – ‘marketing’- e se complementarem, são coisas diferentes. Portanto, descubra agora a diferença entre marketing pessoal e empresarial.
Para que a diferença entre marketing pessoal e empresarial fique clara, precisamos compreender primeiramente o que é cada um deles e as suas características. Mas, antes de comentarmos sobre o marketing pessoal e o empresarial vamos começar a entender sobre o que é marketing de maneira geral.
Marketing é uma estratégia usada pelas empresas para divulgarem os seus serviços ou a própria marca, com o intuito de fidelizar os clientes. Para que essa fidelização ocorra, o empreendedor precisa conhecer o público que pretende alcançar, bem como ter um planejamento adequado para atingir os objetivos desejados.
Marketing pessoal
Agora que você já sabe o que é o marketing, podemos entrar no assunto deste artigo. O marketing pessoal também trabalha através de estratégias e ações, mas como se trata de um indivíduo, o objetivo deste tipo de marketing é trabalhar em cima da imagem da própria pessoa para causar uma boa impressão aos demais e assim alcançar o sucesso pessoal e profissional.
É o marketing usado para se fazer conhecido e enfatizar as atividades realizadas e as competências. Através dele o indivíduo controla a imagem que é vista pelo público, afinal a imagem pessoal é a representação da empresa e é ela que vai passar, ou não, credibilidade ao público.
De qualquer forma, fazer marketing pessoal não é tão simples quanto parece. Existem 5 etapas que precisam ser seguidas dentro do planejamento.
- Conheça a própria missão, pontos fortes e fracos, e a política pessoal (autoconhecimento);
- Estude o mercado de trabalho;
- Determine seus objetivos profissionais;
- Determine as estratégias que serão usadas, ou seja, trace metas;
- Acompanhe e analise os resultados para saber o que melhorar.
Para definir essas cinco etapas no planejamento, o indivíduo deve fazer isso de acordo com os objetivos pessoais se deseja ter sucesso na carreira.
Dicas de marketing pessoal
Como você já sabe do que se trata o marketing pessoal e do que você precisa para montar o planejamento, separamos algumas dicas que vão te ajudar mais ainda.
A primeira delas é sobre estar presente no meio digital. Invista em sites, redes sociais e outros canais digitais mais conhecidos, para que você seja encontrado com mais facilidade. A segunda dica é referente a criação de identidade, ou seja, nome, marca e logotipo pelo qual quer ser associado.
Também é importante que você participe de eventos relacionados ao seu trabalho para aprender mais sobre o mercado e ainda conhecer pessoas interessadas nos seus serviços. Bem como investir em relações online e offline, para formar a sua rede de contatos.
As duas últimas dicas para quem quer fazer marketing pessoal são criar conteúdo relevante e procurar ser reconhecido por terceiros nas mídias.
Marketing empresarial
Diferente do marketing pessoal, o marketing empresarial está relacionado ao produto e a marca em si. Através de estratégias, tem como objetivo dar mais visibilidade para a empresa, conquistar clientes e gerar lucro.
Para fazer esse tipo de marketing é preciso estudar as necessidades, metas e objetivos da empresa. Além de conhecer o público e analisar os resultados obtidos.
Como o marketing empresarial trabalha em equipe, todos da empresa precisam atuar juntos a fim de alcançar os objetivos definidos e para que as ações online e offline funcionem.
Diante disso, podemos perceber que o marketing empresarial é essencial para consolidar a marca no mercado, mas caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida sobre a diferença entre marketing pessoal e empresarial, entre em contato com a gente pelo número (42) 99947-5009 que iremos te responder todas elas.
Confira os outros artigos clicando aqui e nos siga nas redes sociais.