Imagine que, numa manhã qualquer, você decide tomar um café solúvel instantâneo, logo após, vai limpar os ouvidos com hastes flexíveis com algodão na ponta, fazer a barba com um aparelho de barbear, e lavar uma panela com uma esponja de aço. No almoço, prepara um molho com amido de milho e saboreia um refrigerante de cola. À tarde, precisa fazer uma fotocópia de um documento, mas a folha rasga e você precisa consertá-la com uma fita adesiva transparente.
Ao ler esses exemplos, parece que há algo estranho nos produtos mencionados, certo?
No entanto, e se você optasse por um Nescafé, limpasse os ouvidos com um Cotonete, fizesse a barba com um Gilette, lavasse a panela com um Bombril, preparasse um molho com Maizena, bebesse Coca-Cola, fizesse uma Xerox e usasse Durex? Todos esses nomes têm algo em comum: não são os nomes dos produtos em si, mas sim marcas que se tornaram os nomes “oficiais” dos produtos que usamos diariamente.
Como essas marcas alcançaram um status tão elevado a ponto de se tornarem sinônimos dos produtos que anunciam? Neste artigo, você descobrirá como a história, a inovação e o marketing foram tão eficazes que influenciaram até mesmo o vocabulário cotidiano do brasileiro.
O Poder da Primeira Impressão
Quem inventou o segundo avião? E quem foi a segunda pessoa a criar o telefone? Provavelmente você não sabe, e você não é o único. Isso ilustra a importância da inovação e do pioneirismo para se destacar no mercado. Ser a primeira escolha que vem a mente de um consumidor ao pensar em um produto garante o sucesso absoluto da marca
Quando você se machuca, é natural buscar um Band-Aid, e não sua concorrente Nexcare, mesmo sendo essa a marca que você possui em casa. Isso se deve ao fato de que o Band-Aid está presente no mercado brasileiro desde 1947, enquanto sua concorrente surgiu no Brasil apenas nos anos 1990. A inovação, a ampla divulgação e o fato de ser a única opção disponível no mercado por um período, garantiram que o nome Band-Aid se tornasse sinônimo de curativo na mente do público
O mesmo fenômeno acontece com outras marcas que foram as pioneiras, sinônimos de inovação e líderes de mercado. Por isso você “tira um Xerox”, “pesquisa no Google” e “cola com Superbonder”.
Sucesso de Marketing
Quem não se lembra daquele homem carismático, interpretando personagens diferentes, desde um fã de heavy metal a um político, até mesmo incorporando uma madame ou imitando personagens famosos de desenho? É provável que você já viu algum comercial do Bombril, até mesmo já cantou a musiquinha “quem não limpa com Bombril, que vá para fora do Brasil ♫” ou mencionou as “1001 utilidades” dos produtos da marca.
Essa campanha das famosas palhas de aço nos anos 90 fez tanto sucesso que a fórmula foi reciclada diversas vezes para diferentes produtos injetados no mercado pela empresa, comparando concorrentes e mostrando e destacando os benefícios da utilização de seus produtos no mesmo cenário simples, com a icônica logo da Bombril ao fundo. Tamanha foi a repercussão que a campanha se tornou tema de estudo em universidades e cursos de marketing.
Graças a essa estratégia brilhante que a marca Bombril se estabeleceu como referência para esponjas de aço em todo o país. Mesmo que você utilize produtos de outras marcas, é quase certo que “Bombril” é que está presente na sua lista de compras;
Longevidade
Você sabia que a Maizena é uma marca e não do produto em si? No entanto, esse nome, junto com a caixinha de papel amarela, é tão antigo que se tornou o termo oficial do produto. A marca chegou no Brasil em 1874 sendo a pioneira na categoria. Seu status quase monopolístico fez com que nossos avós já chamassem o “amido de milho” assim, uma tradição que passou para nossos pais e até mesmo as gerações mais novas já associam diretamente a Maizena como o nome correto.
O sucesso da marca é tamanho que outros produtos concorrentes adotam o mesmo formato de embalagem amarela. Além disso, até mesmo outros produtos usam da marca para impulsionar suas vendas. Você já reparou como diferentes marcas de biscoitos (ou bolachas) são de “Maizena”? As empresas preferem pagar pelo uso do nome para aumentar a credibilidade do que rotular o produto como “biscoito de amido de milho”. Além disso, algumas empresas até tentam enganar o sistema, escrevendo “Maisena” com S, na esperança de se beneficiar da reputação da marca.
Branding
Mais do que simples associação, marcas como Nescafé, Maizena e Bombril se tornaram sinônimos de seus produtos graças a estratégias eficazes de branding.
Posicionamento de mercado, identidade visual marcante e uma forte presença na mídia foram elementos-chave para transformar essas marcas em ícones, presentes até mesmo como palavras oficiais do idioma em dicionários.
O fenômeno dessas e muitas outras marcas é o resultado de história, inovação e principalmente um marketing eficaz. Essas marcas famosas não se destacaram apenas pela qualidade de seus produtos, mas também pela maneira que foram apresentadas ao seu público. Se você deseja elevar sua marca a novos patamares, investir em estratégias de branding e marketing pode ser o caminho para o sucesso. Que tal fazer um New Boom Marketing conosco e criar o novo ícone de mercado?
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