As grifes e marcas de luxo como Gucci, Prada e Balenciaga sempre tiveram seu lugar entre a elite, no entanto nos últimos tempos tem ganhado mais visibilidade, e influenciando a moda popular. Através da plataforma de vídeos TikTok, onde influencers mostram suas peças de luxo, a curiosidade pelo mundo das marcas só aumentou. Por fim, entenda como as grifes fazem seu marketing.
O que é?
O marketing convencional visa vender em grandes quantidades, ao contrário das marcas de luxo, que prezam pela experiência do cliente e exclusividade, mesmo que isso signifique quantidades menores de venda. O que não é um problema para uma grife, que tem valores mais elevados e outro público alvo.
O que diferencia como as grifes fazem seu marketing é a maneira que agregam valor ao produto. Ou seja, quando se compra uma bolsa da Prada, por exemplo, o cliente tem em mente que vai além de uma bolsa, mas está comprando um estilo de vida, e até mesmo uma história. Desse modo, tudo gira em torno da construção de um brand forte.
Principais características
Como citado anteriormente, as marcas de luxo fazem de tudo para criar um brand forte, e mantê-lo bem posicionado. Por isso, você não vê promoções da Gucci, ou Ferrari sendo vendido pela metade do preço, pois acreditam que isso iria desvalorizar a marca. Conheça outras características do marketing de marcas de luxo:
- Identidade visual bem pensada: Ou seja, cada detalhe é pensado para atrair o público desejado. Seja as cores, ou tipografia, buscam passar sobriedade e elegância.
- Exclusividade: Essa característica é transmitida através do visual, seja nas mídias sociais, ou até mesmo nas embalagens. Mas o motivo de muitas grifes não serem tão ativas nas redes sociais, buscando um perfil mais conceitual e menos detalhado, é porque a exclusividade é impressa no atendimento pessoal nas lojas.
- Storytelling: Como já falamos outras vezes, não se põe à venda algo aleatoriamente, sem contar uma história. E isso é essencial para agregar valor nas marcas de grife. Quando você compra algo da Chanel, você compra a história de uma fundadora, e todo seu trajeto, como por exemplo.
Por fim, esse tipo de mercado não atende uma demanda, mas impõe. Apesar de não ser uma realidade acessível para todos, podemos aprender muito com a estratégia usada por essas grandes marcas. Sendo assim, aplicando no ramo da sua empresa, e modificando para atingir seu público alvo.
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