O ano de 2021, assim como o seu predecessor, foi um ano bem atípico para todo mundo. Várias coisas aconteceram e, por conta disso, muitos planos e projetos precisaram ser remodelados. O mesmo vem acontecendo já há alguns anos com a maneira de fazer marketing. Diante disso, há as tendências do marketing digital que bombaram em 2021.
O estilo do marketing de anos atrás não é o mesmo de hoje. Uma das principais razões disso acontecer é a internet, que evolui sempre e faz com que as empresas mudem na mesma medida se quiserem se manter atualizados e operantes no mercado.
Essas mudanças para o marketing digital são necessárias porque o meio online está completamente inserido na sociedade e no que fazemos, sendo quase impossível não utilizar essa tecnologia a favor e dentro das empresas, pois praticamente tudo envolve e está ligado com a internet.
O que prova isso é o fato das pessoas estarem cada vez mais conectadas na internet, usando o celular para tudo, inclusive para trabalhar, passando horas nas redes sociais e ainda realizando compras online. Por essa razão, muitas empresas se viram pressionadas e sem outra saída a não ser migrar os serviços para o meio online.
Diante desse redirecionamento de serviços do marketing para o digital, as empresas também tiveram que modificar a forma de atrair clientes e vender os serviços, ou seja, as técnicas usadas para crescer no mercado hoje são outras.
Tendências 2021 no marketing digital
Nesse sentido, algumas estratégias e ferramentas de marketing funcionaram melhores que outras, bombando e, assim, se tornaram tendência no marketing digital. Foi pensando nisso que separamos quais são essas tendências que marcaram o marketing desse ano até este momento e que ainda vão se tornar cada vez mais presentes.
Para o primeiro ponto da lista temos o marketing de conteúdo. Como maior fonte de tráfego na internet, inclui o uso de infográficos, vídeos, e-books, entre outros. Em segundo lugar estão os serviços, sites e ações de negócios voltados para o celular, assim como o investimento em aplicativos.
Outro investimento que está em alta é o de coleta de dados. Com essa tendência do marketing digital, a empresa sabe o que o mercado procura e também tem a possibilidade de fazer as mudanças necessárias de acordo com o que o cliente deseja.
As outras tendências do marketing digital que mais bombaram em 2021 e vão crescer ainda mais são:
- Ferramentas de monitoramento e e-mail marketing;
- Pesquisa por voz;
- WhatsApp e Telegram;
- Vídeos no instagram (reels e IGTV);
- TikTok;
- Podcasts;
- Marketing de indicação;
- Usar conteúdo produzido pelos usuários;
- Conteúdos interativos;
- Humanização da marca ou empresa.
Por último, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Responsável por proteger o direito de privacidade, bem como o de liberdade das pessoas. Em outras palavras, a lei serve para que os dados das pessoas sejam coletados e armazenados da maneira correta, e dessa forma, protegidos. Penalizando quem não cumprir essas regras.
Gostou do que leu até aqui e tem interesse em aprender mais sobre marketing digital? Acompanhe o nosso blog, nos siga nas redes sociais e fale com a gente pelo número (42) 99947-5009.