Fazer a análise da concorrência é de extrema importância para uma organização, pois dessa maneira a empresa consegue ter um plano de marketing bem definido. Portanto, aprenda a identificar quem é concorrente da sua empresa para se destacar no mercado e sair na frente dos seus concorrentes
Mais do que saber quem é a concorrência, saber o que a empresa adversária está fazendo e quais estratégias está aplicando, é essencial para se diferenciar no mercado e assim conquistar o sucesso.
Tipos de concorrentes
Antes de mostrarmos como identificar quem é o concorrente da sua empresa, é necessário que você conheça os tipos de concorrentes que existem.
No mundo dos negócios há três tipos principais de concorrência. O primeiro deles é o concorrente direto. Como o próprio nome diz, essa classe de concorrentes faz exatamente a mesma coisa que a sua empresa. Isso quer dizer que oferecem o mesmo serviço, têm o mesmo público-alvo e usam os mesmos meios de divulgação.
Há também o indireto. Diferente do anterior, esse concorrente não oferece o mesmo tipo de trabalho que você, porém ainda pode ser prejudicial para o seu negócio e por último temos o concorrente de substituição. Esse provavelmente é o maior adversário das empresas, pois podem substituir completamente os seus serviços. Isso faz com que o seu trabalho não seja mais necessário para uma parcela dos seus clientes.
Como identificar quem é concorrente da sua empresa
Para descobrir quem são os seus concorrentes não é tão difícil, basta seguir 4 etapas: 1) Pesquisar, 2) Analisar, 3) Comparar e 4) Monitorar. A questão é fazer cada uma dessas etapas da maneira correta e com muita dedicação.
Se você quer saber se determinada marca é realmente sua concorrente, não adianta, você terá que pesquisar mais detalhadamente sobre os seus serviços, público e outros fatores em comum. Depois de identificar os concorrentes, é hora de analisar quais redes sociais utilizam, a estrutura do site, avaliações, vantagens e desvantagens dos serviços.
Com esses dados coletados, você só precisa cumprir as duas últimas etapas. Comparar as informações dos concorrentes com as da sua empresa, para saber como se manter à frente e continuar acompanhando os passos dos adversários, pois as informações podem mudar com o tempo.
Ferramentas para analisar a concorrência
Diante disso, separamos algumas ferramentas para te ajudar a identificar quem é o concorrente da sua empresa.
A primeira se chama Ubersuggest. Ela é responsável por achar quais palavras-chave e páginas que estão em alta. Assim como a SpyFu, que procura as palavras-chave mais vantajosas que os concorrentes usam.
As outras ferramentas que podem ser usadas são QuickSprout, SEMrush, SimilarWeb, Siteliner, Keyword Competitor, Social Mention e Rank Signals. Dessa maneira, você conseguirá fazer a análise dos seus concorrentes e sair à frente no mercado.
Agora que você já sabe como identificar quem é o concorrente da sua empresa, você está pronto para aplicá-lo em sua empresa. Mas caso você tenha ficado com alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato pelo número (42) 99947-5009. E se você quiser saber mais sobre marketing, confira os outros artigos do nosso blog e nos siga nas redes sociais.