A necessidade de inclusão é gritante na nossa sociedade. Por isso, em todas as esferas sociais, a acessibilidade tem sido muito debatida. Pois, é um dever do governo oferecer possibilidades para que pessoas com alguma deficiência usufruam de seus direitos. A estimativa é de que 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência física, e apenas 2% dos sites se preocupam em ter plataformas acessíveis. Sendo assim, a acessibilidade é o direito que uma pessoa com deficiência têm para viver com maior qualidade de vida e mobilidade. Entenda o conceito de acessibilidade no marketing.
Importância da acessibilidade digital
Oferecer experiências acessíveis aos seus clientes, é uma maneira de demonstrar uma preocupação social. Hoje em dia as pessoas tem priorizado empresas conscientes. Ou seja, que participam de causas sociais, preocupadas com o meio ambiente e representatividade. Além disso, consequentemente irá aumentar o número de clientes, por ser uma marca consciente, mas principalmente por mais pessoas terem acesso aos seus conteúdos.
Como aplicar
Primeiramente, você precisa entender quem é o seu público. Quais seus desejos e preferências. Sendo assim, alguns pontos a se analisar para aplicar o conceito de acessibilidade no marketing, são:
- Conheça tecnologias assistivas
- Crie plataformas multi sensoriais
- Coloque legenda nos vídeos
- Inclua descrições de imagem
- Uso cores vibrantes e fortes
A acessibilidade está relacionada também à representatividade. Então, além de tomar essas medidas para tornar as plataformas de fácil uso para todos, incluir pessoas com deficiência nas campanhas, e peças publicitárias. Assim gerando um sentimento de identificação com a marca.
Por fim, marcas influentes têm buscado evoluir e se tornar uma empresa acessível e com representatividade. Tanto nas mídias, quanto internamente entre seus funcionários.
Blog New Boom
Nos acompanhe nas redes sociais e no blog para ficar sempre por dentro das novidades.