O que o marketing do chocolate Bis, da loja de eletrônicos Pichau e da rede varejista Pontofrio têm em comum? Eu te dou um minuto para abrir outra aba procurar as redes sociais das marcas. Já achou?
Isso mesmo, as três empresas são exemplos de como o marketing pode ser eficaz quando feito através de memes. Desde simples imagens com fundos coloridos até carinhas e desenhos feitos a mão, como os famosos Rage Comics, os memes evoluíram até se tornar um poderoso meio de comunicação para algumas empresas, ultrapassando fronteiras e conquistando o público de forma inusitada.
Algumas marcas até desenvolveram seus próprios mascotes presentes nos memes, buscando uma identificação ainda maior com seu público e evitando problemas com direitos autorais.
Essas empresas, aliás, são muito elogiadas em suas redes sociais, é comum ver comentários parabenizando o estagiário responsável pelo post. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, não são estagiários que produzem esses posts, e sim profissionais de marketing com muita pesquisa e estratégia por trás.
É verdade esse bilete
Não é sem motivo que as empresas estão cada vez mais usando os memes em sua comunicação. Essas imagens, por conta de seu conteúdo cômico, se popularizam quase como um vírus pelas pessoas, principalmente na era da comunicação em que você pode compartilhar diversos assuntos em apenas um clique.
Isso acontece porque o comportamento humano é essencialmente imitativo e instintivo. Estamos programados para compartilhar informações com outros seres humanos, mesmo que seja apenas para entretenimento.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Grupo Globo, 85% dos brasileiros com acesso à internet costumam interagir com memes encontrados nas redes sociais, e 75% os compartilham. Além disso, a pesquisa também mostrou que 73% das pessoas já souberam de alguma notícia política através de um meme.
Calma, calabreso
Uma estratégia de marketing eficaz não se resume a apenas querer utilizar memes. Toda estratégia bem-sucedida é embasada em pesquisa. Aqui estão algumas considerações importantes para o uso dessa estratégia:
- Objetivo: É fundamental definir o propósito da sua estratégia de marketing antes de começar a usar os memes. Eles são excelentes para aumentar o engajamento nas redes sociais, mas o conteúdo deve ser relevante para o público-alvo.
- Conheça seu público e o perfil da marca: O meme é uma comunicação com tom bem humorado e irreverente, e nem sempre pode combinar com a identidade da sua marca. Portanto, é importante entender se o público-alvo é receptivo a esse tipo de comunicação e se a marca está alinhada com esse tom.
- Conhecer o contexto: A internet é terra de todos, e qualquer pessoa pode criar um meme sobre qualquer assunto! Conhecer o contexto de um meme pode ser essencial para evitar polêmicas e ofensas. Dessa forma, é importante lembrar que postar um meme que está desconexo com o assunto pode ser um grande erro, tirando credibilidade da marca.
- Timing: As redes sociais estão em constante atualização, algo que é engraçado hoje pode perder completamente a graça amanhã! O timing é essencial para não chegar atrasado e postar a piada tarde demais. Por isso, a monitoração constante das redes sociais é crucial para garantir que o conteúdo seja publicado no momento certo.
- Análise: Ao adotar uma estratégia baseada em memes, é essencial analisar as métricas e os resultados das campanhas para garantir que estão atingindo os objetivos esperados.
Fala 300 fala 300
Os memes podem ser uma ferramenta poderosa para atrair a atenção do público, aumentar a visibilidade da marca e construir relacionamento com os consumidores. Além disso, eles permitem que as marcas se conectem de forma autêntica e descontraída, o que leva os consumidores a compartilhar suas mensagens sem nem perceberem que estão fazendo marketing. “O melhor marketing é aquele que não parece marketing”
Oi, meu nome é New Boom Marketing…
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