Como estabelecer uma presença online eficaz?
Pensando na última vez que precisou encontrar um endereço desconhecido, você recorreu ao Google? Provavelmente sim, e isso aconteceu graças à presença digital da empresa em questão.
Ferramentas online
Nos dias atuais, o público utiliza ferramentas online para encontrar todo tipo de negócio, desde lojas até médicos e clínicas. Por essa razão, estabelecer uma presença online eficaz é de suma importância para aqueles que desejam crescer em seu setor.
As empresas que negligenciam o investimento em ferramentas online podem até atrair um número restrito de compradores, mas dificilmente conseguirão expandir e renovar sua base de clientes.
O futuro é digital, especialmente considerando que já existem 116 milhões de pessoas conectadas à internet no Brasil, e esse número só tende a crescer.
Quer aprender como sua empresa pode tirar proveito do mundo digital para se destacar?
Veja o guia passo a passo abaixo que ajudará você a criar uma presença digital para o seu negócio, independentemente do nicho ou segmento.
O que significa presença digital?
Antes de seguirmos para o nosso tutorial de como criar uma presença digital para a sua empresa, é importante entender o que esse termo amplamente mencionado significa e por que ele vai além de simplesmente ter um perfil no Instagram, por exemplo.
A presença digital pode ser comparada à criação de uma empresa do zero, que no início não tem muitos clientes, seguidores ou reconhecimento, mas que, aos poucos, graças à facilidade de compartilhamento na internet, começa a conquistar seu público.
Podemos dividir essa presença em alguns tipos, relacionados à forma como sua empresa se comporta de maneira planejada na internet, por meio da criação de postagens, conteúdos de blog, sites e outros canais.
Há também a presença não planejada, que pode ser vista como uma consequência do primeiro tipo, uma vez que outras pessoas começarão a citar sua empresa em sites, redes sociais e avaliações no Google Meu Negócio.
Por fim, temos a presença digital paga, obtida através de posts patrocinados e links patrocinados, criados com segmentação bem específica e com a mensuração de dados em tempo real para obter o melhor desempenho possível.
Qual a importância da presença digital?
Provavelmente você já ouviu o ditado de que “quem não é visto, não é lembrado”.
Atualmente, se a sua empresa não pode ser encontrada na internet, ela automaticamente deixa de ser uma opção para grande parte do seu público.
Além disso, com a presença digital, a sua marca se torna mais transparente, permitindo que muitas pessoas conheçam mais sobre ela, expressem opiniões, façam avaliações, compartilhem informações e comentem com amigos.
Outra vantagem importante desta estratégia é que muitos esforços orgânicos, ou seja, aqueles que não envolvem patrocínios em plataformas ou canais, fazem com que a sua empresa seja mais visível, especialmente nas redes sociais e blogs.
Passo a passo para criar uma presença digital
Ter uma presença digital eficiente é uma questão de estratégia. Na realidade, toda a comunicação empresarial precisa de uma boa estratégia, caso contrário corre o risco de não atingir o público correto.
Para criar uma presença digital, é necessário investimento, seja financeiro ou de tempo.
Qualquer empreendedor ou empresário de sucesso sabe que um bom investimento precisa gerar retorno.
Portanto, o guia abaixo deve orientar nessa tarefa. Confira essas dicas que ajudarão você a começar com uma estratégia simples, mas eficiente, para alcançar seus clientes no mundo online.
Identifique seu público online
Toda comunicação precisa ser direcionada para o público correto. Comece identificando o seu cliente.
Provavelmente você já o conhece, mas não da forma específica que o marketing e a presença digital exigem.
Antes de começar qualquer estratégia, é fundamental que o público-alvo esteja muito bem definido e detalhado.
Uma dica útil é criar uma persona, ou seja, uma representação personalizada do seu cliente ideal, com um nome, idade, profissão, família e problemas específicos.
Através da persona, você consegue entender as dores do cliente e como o seu negócio pode ajudar.
É igualmente importante compreender o processo de compra online do cliente. Ele chega até o seu negócio através do Google ou das redes sociais? Ele busca informações para tirar dúvidas e depois realizar a compra em uma loja física? Ou prefere comprar em uma loja virtual?
Com todo esse conhecimento, você estará pronto para dar o primeiro passo e criar uma presença digital.
Crie um site para o seu negócio
Um negócio que não possui um site dificilmente será notado. Ter um site pode ser o diferencial entre a sua empresa e a concorrência.
O site online transmite mais confiança e credibilidade para o cliente, desde que seja feito com cuidado.
O ideal é que o seu site seja otimizado, carregue rapidamente e seja de fácil navegação.
Todas as informações essenciais para o consumidor precisam estar visíveis ou ser facilmente encontradas logo na página inicial.
Os usuários de internet são apressados e desejam informações rápidas. Se o site demorar para carregar, as chances de perder um possível consumidor são altas.
Algumas pessoas optam por economizar na criação do site, mas isso é um grande erro.
O seu portal online precisa ser rápido e eficiente, o que requer uma boa hospedagem, além de um layout otimizado e responsivo.
Muitas das opções gratuitas disponíveis no mercado não atendem adequadamente a esses critérios.
O ideal é considerar todas as opções e suas vantagens antes de investir no que será o cartão de visitas online do seu negócio.
Crie perfis nas redes sociais mais relevantes
Ter um site não elimina a necessidade de perfis nas redes sociais, e o oposto também é verdade.
Um negócio que deseja criar uma presença digital deve estar presente em ambos os tipos de plataformas para alcançar todos os potenciais clientes online.
Após passar pelo primeiro passo deste guia, você deve conhecer muito bem a sua persona.
Agora é o momento de definir em quais redes sociais ela está mais presente, para saber quais são as mais relevantes para o seu negócio. Existem várias opções de redes sociais, mas as mais utilizadas são Facebook, Instagram e LinkedIn.
Saber quais redes sociais o seu público frequenta permitirá criar contas empresariais de forma estratégica.
A maioria das redes sociais já oferecem opções específicas para empresas. O Facebook, por exemplo, tem páginas que permitem divulgar o seu negócio para os seguidores.
Utilize sempre as opções voltadas para empresas, que possibilitam a criação de conteúdos pagos e a interação com o público. Considere também a gestão de redes sociais feita por especialistas.
Utilize estratégias de criação de conteúdos
De nada adianta ter um excelente site e redes sociais se eles não são alimentados com conteúdo de qualidade. Porém, antes de sair divulgando todas as promoções da sua empresa online, pense cuidadosamente na sua estratégia.
As pessoas não acessam a internet para ver propagandas, elas são apenas uma consequência.
Seu consumidor está nas redes sociais para ver fotos de amigos e familiares, e conteúdos interessantes que lhe interessem.
Para que ele acompanhe o seu negócio e tenha chances de comprar no futuro, o conteúdo oferecido deve ser do seu agrado.
No site, uma das estratégias mais eficazes é criar um blog para publicar curiosidades, conteúdos educativos e informações sobre o produto. Além disso, todos os textos devem ser otimizados para ferramentas de busca, como o Google.
Essa é a melhor forma de ajudar os usuários a encontrarem a sua organização nos resultados de pesquisa.
Nas redes sociais, a estratégia é um pouco diferente. Faça posts frequentes que gerem engajamento, ou seja, curtidas, comentários e compartilhamentos.
Assim, a rede social entenderá que a sua página é relevante para o seu público e aumentará o seu alcance. Ao seguir esses passos simples, você conseguirá criar uma presença digital para o seu negócio.
Mas lembre-se de que a consistência é fundamental na internet.
De nada adianta criar um site otimizado e responsivo, postar duas vezes no blog e depois não fornecer mais conteúdo à sua audiência. O mesmo vale para as redes sociais.
Quando bem utilizada, a internet se torna uma excelente ferramenta de vendas. Tudo começa com a estratégia de presença digital, mas ainda existem outras estratégias de vendas na internet que você precisa conhecer.
Acompanhe métricas
Após desenvolver o seu site, estabelecer presença nas redes sociais e focar nos conteúdos do blog, como saber se todo esse trabalho está dando certo? Através das métricas, é claro!
Desde as redes sociais até o seu blog, é possível mensurar os resultados, seja pelas ferramentas próprias desses canais ou por meio de softwares avançados de monitoramento de interações, comportamento do consumidor e visualizações.
Dessa forma, você pode acompanhar em tempo real o resultado de tudo o que está sendo feito, analisando quais materiais têm mais sucesso de acordo com os seus objetivos.
Uma dica importante: nem todos os indicadores de desempenho (KPIs) são ideais para a sua empresa. É fundamental estudar um pouco mais sobre eles e saber quais informações são necessárias para tomar decisões no ambiente digital.
Invista em anúncios
Por fim, não podemos deixar de falar sobre o famoso tráfego pago. Ele pode ser usado em conjunto com as demais estratégias mencionadas neste conteúdo, podendo até mesmo auxiliar no alcance desses materiais para o público em geral.
Os anúncios podem ser feitos tanto no Google, através do Google Ads, quanto nas redes sociais. Eles podem ser criados com base na segmentação desejada, que envolve localização, perfil do público e preferências, atendendo a diferentes objetivos.
Desde aumentar a visibilidade da sua empresa até aumentar as vendas, existem várias metas que podem ser criadas nas plataformas.
Assim como as demais estratégias, é fundamental mensurar os dados e compreender as diferentes métricas. Além disso, é essencial escolher a verba com cautela, para não prejudicar as finanças da empresa.00
E então, você está pronto para manter uma presença digital forte na sua empresa? Se não, procure a equipe da New Boom Marketing.
Blog New Boom
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