Sabe quando você chega ao final de um episódio da série, e não consegue esperar para assistir o próximo. Ou até mesmo aquele trailer com o “gancho” perfeito que te atrai para o cinema. Isso nada mais é do que um gatilho mental de antecipação. Ou seja, são eventos que causam uma reação psíquica emocional, desfavorável ou favorável. Desse modo, pode ser estimulado por qualquer um dos 5 sentidos, desde que gere um gatilho mental, que estimule uma ação ou desejo.
Como gatilhos mentais podem ser usados no marketing
Quando se trabalha com vendas, é essencial conhecer os princípios dos gatilhos mentais e como ativá-los.
1- Princípio da reciprocidade
Muitas vezes quando ganhamos um presente, ou algo gratuito, uma hora ou outra iremos sentir o “dever” de retribuir. Então, quando se entrega um conteúdo gratuito de qualidade, seja por meio de um blog, ou das redes sociais, ou até mesmo um e-book, isso gera no consumidor o dever de retribuir o presente. Desse modo, resultando em uma venda do seu produto.
2- Princípio da autoridade
Para aplicar esse princípio você deve posicionar seu produto, ou marca como líder no mercado. Ou seja, além de ser o melhor em qualidade, você deve agir como o melhor. Desse modo, demonstra autoridade para o cliente, e constrói a confiança necessária para gerar um gatilho na hora de comprar.
3- Princípio de prova social
Esse princípio está diretamente ligado ao gatilho da preferência. Pelo ser humano ser um ser social, é influenciável pelas opiniões alheias, desse modo a indicação é a melhor forma de marketing, e a mais antiga. A prova social seria fazer com que seu produto tenha grande taxa de aprovação, e fazer questão de mostrar isso. Seja nos sites ou redes sociais, deixe claro seus campeões de venda, o resultado vai te surpreender.
4- Princípio da novidade
Quem não ama uma novidade? E é comprovado cientificamente que a sensação de lançamento ou novidade, aumenta a produção de dopamina no cérebro. Ou seja, use desse gatilho para anunciar lançamentos e novidades da marca, assim gera a vontade de adquirir por ser algo novo, que o consumidor ainda não tem.
5- Princípio da escassez
Um dos gatilhos mais bem sucedidos do marketing, é gerar a sensação de escassez e urgência. Esse sentimento de que pode deixar passar uma ótima oportunidade pode ser poderoso na hora de levar alguém a tomar uma decisão. Sendo assim, o modo de aplicar isso pode ser divulgando que alguns produtos são edição limitada, lembrando diariamente de promoções e produtos limitados.
O marketing de sucesso é baseado em diversos estudos sobre o comportamento humano, não apenas em postagens nas redes sociais. O uso do gatilho mental de antecipação, pode ser uma grande estratégia de negócio. Portanto, procure profissionais qualificados para investir no marketing da sua empresa.
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