A partir do momento em que as pessoas passaram a ter o seus computadores na palma da mão, ou seja, os smartphones, a maneira de se comunicar mudou em escala global. Com isso, novas mídias e tecnologias surgiram, criando novas oportunidades para o marketing. Como por exemplo, o marketing de proximidade. Conheça como essa estratégia atinge o público no momento ideal.
O que é?
É uma estratégia que busca atrair os clientes baseando-se na localização deles. Ou seja, as ações de marketing irão ficar disponíveis para as pessoas que estão na região. Uma característica do marketing de proximidade é a interação em tempo real, gerando uma fidelização do cliente, e uma forma de se relacionar mais dinâmica.
Exemplos de marketing de proximidade
Falando apenas no conceito da estratégia muitas vezes não conseguimos visualizar a prática. Portanto, veja alguns exemplos de marketing de proximidade.
Check-in
Muito comum em estabelecimentos é a opção de fazer check-in nas redes sociais, mostrando sua localização. E essa função vem acompanhada do uso do wifi nesses estabelecimentos.
Geolocalização
Ao definir o alcance das campanhas e mensagens de acordo com localizações, a geolocalização enquanto estratégia de marketing, permite o contato com o público dentro de lojas específicas. Sendo até mesmo empresas concorrentes, contanto que esteja dentro do perímetro.
Beacons
Através dessa tecnologia, o usuário recebe mensagens da empresa e notificações, enquanto estiverem próximos da sua empresa. Além disso, gera um atendimento mais personalizado, trazendo a ideia de que se importa com o consumidor.
Desse modo, essas tecnologias colaboram para o atendimento ao cliente mais atencioso e personalizado. Além de gerar uma fidelização, e aumentar a interação com o público.
Blog New Boom
Para saber mais, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.