O marketing B2B, é essencial para empresas que tem o objetivo de vender para outras empresas. Além disso, B2B é quando uma organização compra um produto, ou serviço de outra empresa para revender, ou para otimizar a fabricação dos seus próprios produtos.
A sigla B2B é um conceito bem fácil de se entender, em inglês significa “Business to business”, ou seja, “Negócio para negócio”. Desse modo, essa empresa não vende para um consumidor final comum, mas para um lojista, por exemplo.
Importância do marketing B2B
Já não é mais novidade que o marketing é o segredo do sucesso das empresas, e suas estratégias devem ser bem executadas. E com o B2B, não é diferente, seu foco em atrair leads e fidelizar clientes, é ainda maior. Além disso, as decisões devem ser cuidadosas, pois quando uma empresa é procurada para fornecer serviços e produtos, os clientes prezam pela segurança em todo o processo de compra, e pós vendas.
O processo é mais demorado, do que o marketing tradicional, pelos valores e tamanho das compras. No entanto, se a empresa souber nutrir o relacionamento com cliente, através das estratégias de marketing, a fidelização é inevitável.
Diferenças entre o marketing B2B e o tradicional
Como já citado anteriormente, o marketing para outras empresas, acaba sendo mais intenso e diferente. As principais diferenças, são:
- Tamanho do mercado: Quando se trata do marketing para consumidores finais, é um mercado mais competitivo, por ser ter muitas opções. Já para outras empresas, é um nicho mais específico, que não é procurado pelo público em geral.
- Custo de vendas: Os valores são mais elevados no B2B. E ainda deve se analisar, nos resultados que vai gerar para o cliente.
- Processo de venda e compra: Pode durar até meses, por ser um orçamento mais caro, e em maiores quantidade. Além disso, impacta a performance da empresa diretamente.
- Valor da marca e relacionamento: A coisa mais importante para uma empresa que aplica o marketing B2B, é a fidelização de clientes. Por ser uma empresa que exige maiores investimentos, a captação de leads precisa ser mais certeira. E esse relacionamento é um investimento a longo prazo, nutrindo com um atendimento ao cliente de qualidade. Sendo assim, com um bom marketing de conteúdo, a marca ganha mais valor e reconhecimento.
Blog New Boom
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