O principal objetivo do marketing é atrair clientes e fidelizar, e para que isso aconteça inúmeras estratégias são usadas. Sendo uma delas, o storytelling, também conhecido como o uso de contar histórias para mover o cliente a uma ação. Desse modo, o marketing precisa de histórias reais para ser efetivo.
Importância do marketing contar histórias reais
Pode não parecer tão politicamente correto quando se fala que, para mexer com o bolso, precisa mexer com o coração, mas é a realidade do marketing. Por mais que possa ser usado como uma forma de conscientizar, e repassar ideias, o marketing ainda tem como objetivo vender e gerar lucro para a empresa. No entanto, isso não significa que não possa ser real e levar uma mensagem significativa.
E as empresas que já perceberam, investem em fazer campanhas publicitárias que carregam uma história. Não apenas um apelo escancarado para vendas. O marketing precisa contar histórias reais, para que haja uma identificação do cliente com o produto. Sendo assim, o desejo de consumir se torna mais genuíno, e a fidelização do cliente, uma realidade.
Vantagens
Como já citado anteriormente, as vantagens são muitas, incluindo maior motivação da venda e fidelização de clientes. No entanto, contamos com outros pontos positivos, como por exemplo:
- Identificação do cliente com a marca
- Fortalecimento da marca
- Posicionamento evidente
- Atinge o público alvo
- Cativam
Um exemplo perfeito disso, são os comerciais de fim de ano, que tem um contexto mais emocional. As marcas de cosméticos como O Boticário, Natura e Avon, são especialistas em campanhas assim. Além disso, usam essa ferramenta para se posicionar socialmente.
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