O ser humano, é um ser naturalmente social. Portanto, é necessário que haja uma identificação, e uma relação mais pessoal para que ele crie um vínculo, e confiança. No entanto, isso vale para relacionamentos interpessoais, e também para o relacionamento com uma marca e produtos. Sendo assim, uma maneira de construir essa relação com o cliente, é a humanização da marca. Entenda como e porque humanizar sua marca.
O que é humanização de marca?
É uma estratégia de negócios, que envolve empatia e ética. Que visa aproximar cliente e marca. Desse modo, nutrindo um relacionamento e identificação. Geralmente, as maiores mudanças são visíveis no atendimento ao cliente, vendas e marketing nas redes sociais.
Vantagens
O comportamento do consumidor mudou. E hoje em dia, não se preza apenas por comprar um produto e acabou o contato. As pessoas estão prezando mais por qualidade de atendimento, e acompanhar a marca. Assim, conhecendo mais sobre a história da marca. Vivemos em uma era, em que todos são observados. Se você observar o comportamento, e preferências de seus clientes, saiba que eles fazem o mesmo!
Os consumidores querem saber de onde vem aquele produto, como foi feito, e até se é uma empresa que tem princípios sustentáveis. Algumas vantagens de ter uma marca e empresa humanizada são:
- Aumenta confiança e credibilidade
- Fideliza clientes
- Gera identificação a partir de valores parecidos
Sem falar que se a empresa fica batendo em cima da mesma tecla de venda o tempo inteiro, satura o cliente. Por isso é importante mostrar outras facetas da empresa. Além disso, por muito tempo todos consumiam o fast fashion (loja de departamentos, com produção em grande escala) , sem ao mesmo se perguntar os impactos na sociedade. Sendo assim, hoje em dia, as pessoas têm dado espaço a pequenas empresas, ou empresas transparentes que se preocupam com o social.
Como humanizar uma marca
Agora você deve estar se perguntando como humanizar sua marca, e tirar esses conceitos do papel. É simples. Você pode:
- Ter uma comunicação gentil e mais humana. Apesar das inteligências artificiais serem úteis. Deixe um pouco de lado algumas vezes, e converse mais diretamente com sua audiência.
- Seja transparente com seus valores e visão.
- Seja uma empresa inclusiva.
- Mostre um lado mais engraçado, hoje em dia os memes ajudam muito nesse passo.
- Tenha um bom suporte de atendimento ao cliente.
- Mostra os bastidores da sua marca.
- Compartilhe conteúdos gerados pelos seus clientes, como por exemplo stories em que foi marcado.
- Responda comentários.
- Valorize seus funcionários.
- Por fim, tenha consciência social e ambiental.
Essas são algumas maneiras práticas de ser uma marca mais humana e colher os frutos disso.
Blog New Boom
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