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Algoritmo do instagram: Como usar a seu favor para engajar nas redes

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Algoritmo do instagram: Como usar a seu favor para engajar nas redes

No início do instagram a entrega de conteúdos funcionava de maneira cronológica, ou seja, entregava as publicações mais recentes primeiro, e depois as mais antigas. Com o passar dos anos essa entrega mudou, o instagram começou a filtrar esses conteúdos baseado em alguns fatores como: relacionamento, proximidade, interesses, engajamento, entre outros.

Mas você deve se perguntar, como ele consegue chegar a essas respostas toda vez que atualizo meu feed? 

A resposta é simples, através de algoritmos. Que nada mais são do que a junção de cálculos, e critérios que tem o papel de decidir o que cada usuário vai receber no seu feed. Diante disso, como usar os algoritmos a seu favor e engajar nas redes?

Algoritmo: o terror dos criadores de conteúdo e empresas? 

Quando se fala em instagram, para quem trabalha com a plataforma, é impossível não falar desses algoritmos. Todos estão em busca da mesma coisa: engajamento.

Esse filtro não tem a ver somente com fotos bonitas no feed, mas com vendas. Através das informações coletadas sobre os interesses dos usuários, é que são direcionados os anúncios. Por exemplo, quando você procura um perfil de uma loja, e logo depois de um tempo começa aparecer vários anúncios de produtos parecidos? Isso acontece graças a essa análise feita pelo instagram. 

Essas atualizações não são ruins ou complicadas. Você só precisa saber como usá-las a seu favor, para aumentar seu lead e resultados. Mas como gerar esse engajamento? Como entender o que o algoritmo quer? E Como ter visibilidade nas redes? 

Objetivos e critérios do algoritmo 

 O objetivo dessa ferramenta de análise é que o usuário encontre o que mais procuram em primeiro lugar no seu feed, e direcionar melhor os anúncios. Isso é feito através de alguns critérios: 

 

  • Interesses: O instagram entende como assunto de seu interesse a maneira que você tem de interagir com o conteúdo. Se você curte, comenta ou compartilha. Por exemplo, ao curtir vários post sobre culinária, ou comentar vídeos engraçados, o algoritmo vai entender que você quer consumir coisas semelhantes, assim esses conteúdos chegarão primeiro a você.

 

  • Relacionamento: Os algoritmos vão analisar o tipo de interação que você tem com outras contas, mensagens no direct, marcação em fotos, responder stories. Por isso, muitos dos posts que aparecem no nosso feed, são de amigos ou familiares, devido a essas interações. 

 

  • Temporalidade: Apesar de termos falado que o instagram deu mais espaço para relevância ao invés de ordem cronológica, não significa que não é mais usado. O instagram entende que toda vez que o feed é atualizado o usuário está em busca de novidades. Então é sempre bom manter o feed atualizado.

 

Como engajar seu instagram e ser ‘’visto’’

As redes sociais são uma das melhores ferramentas para investir em estratégias de marketing. Por tanto, agora que conhece como funciona o algoritmo basta colocar em prática para criar conteúdos que se relacione com o que as pessoas estão buscando, e por fim, direcionar melhor seus anúncios. Para tornar seu conteúdo relevante você deve:

  • Usar todas as ferramentas que o instagram fornece, como reels, stories, IGTV
  • Descobrir os melhores horários para postagens 
  • Fazer conteúdos que gerem interação em comentários, e principalmente direct
  • Produzir imagens de qualidade 
  • Criar uma identidade visual atraente 
  • Falar sobre assuntos atuais
  • Fazer stories

O algoritmo não é um monstro de sete cabeças, depois que você entende como ele funciona fica muito mais fácil bolar suas estratégias de marketing. Além disso, estamos sempre a disposição para tirar suas dúvidas.

 

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