Entender como o Google funciona e conhecer quais são os algoritmos dessa plataforma tão famosa, são fatores essenciais para quem deseja apresentar um bom desempenho na internet. Se esse é o seu objetivo, leia este artigo até o final porque vou te mostrar algumas dicas para obter um bom resultado de ranqueamento no Google.
Assim como comentei no artigo sobre ferramentas do Google para usar no marketing, a Google é uma empresa de serviços online e de softwares, portanto, o seu papel vai muito além de uma barra de pesquisa que utilizamos diariamente. Isto é, trata-se de uma ferramenta poderosa para o marketing e pode ser o ponto chave do seu site em primeiro lugar nas pesquisas.
Nesse caso, para chegar ao ponto de sair à frente da concorrência e apresentar um bom resultado de ranqueamento no Google, é necessário conhecer as técnicas por trás desse fenômeno, ou seja, os algoritmos de SEO (Searching Engine Optimization).
Como o ranqueamento funciona
De maneira geral, SEO significa, em português, Otimização para Motores de Busca e é o grande responsável pela boa colocação no Google, pois trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo fazer com que determinado site ou artigo alcance os melhores resultados. Por isso é tão importante conhecer quais técnicas são essas, mas antes, vamos entender do que se trata o algoritmo.
Resumindo, algoritmos são várias operações colocadas em sequência lógica e para que cumpra o seu objetivo, requer que seja seguida de maneira exata. Diante da sua função, podemos citar: resolver um problema, realizar uma meta ou uma função específica.
Nesse sentido, quando falamos de algoritmo do Google, estamos nos referindo à entrega de respostas certas para as perguntas que as pessoas fazem. Portanto, o algoritmo do Google serve para melhorar a experiência do usuário. Mas como ele trabalha?
Para definir quais páginas vão aparecer por primeiro, o algoritmo do Google usa fatores de ranqueamento. Esses que se baseiam no conceito de expertise, autoridade e confiança. Portanto, para que o Google possa fazer um bom ranqueamento, os principais elementos que ele usa são:
- backlinks (links de outros sites que levam para o seu site);
- palavras-chave (repetição estratégica de palavras);
- conteúdo (atende a necessidade do público e por isso precisa ser inédito);
- densidade (texto de escrita fluida e com sinônimos);
- atualização e tempo de vida da página (autoridade da página);
- tamanho (ser assertivo e objetivo nas informações).
Diante dessas dicas para obter um bom resultado de ranqueamento no Google, esteja ciente de que você escreve conteúdos para pessoas, portanto a leitura precisa ser fluida. Além de atender as necessidades dos usuários.
Blog New Boom
Para saber outras estratégias de marketing basta acessar o nosso blog. Enquanto que para não perder nenhuma novidade, você só precisa nos seguir nas redes sociais.