PortugueseSpanishEnglish

Diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico

O marketing é um campo muito vasto e por conta disso oferece diversas possibilidades de atuação e estratégias para trabalhar com as marcas na internet. Uma das maneiras de vender e divulgar a marca e os serviços que a empresa oferece, é através do tráfego, o qual é dividido em dois modelos: o pago e o orgânico. Nesse caso, conheça a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico.

Tráfego pago X tráfego orgânico

A definição geral para tráfego é o total de visitas que os usuários realizaram em determinado site. Porém, pode ser feito de duas formas: a natural ou investindo dinheiro. Sendo essa a diferença entre um tráfego e outro.

Para ficar mais claro, vou explicar detalhadamente cada um dos modelos. No caso do tráfego orgânico, ou seja, o acesso que acontece de maneira natural e espontânea, pode ocorrer por meio do Google – SEMRUSH, busyness e analytics – pelas redes sociais, utilizando as técnicas de SEO ou fazendo mapeamento dos acessos orgânicos pelo painel do Google Search Console.

Mas como esse tipo de acesso acontece de fato? É bem simples, o tráfego orgânico é aquele em que ao pesquisar na internet um produto ou assunto de interesse, o indivíduo simplesmente encontra a página do site, ou seja, não é o link de uma campanha paga.

Por outro lado, no tráfego pago, os acessos dos usuários se dão por meio de compra de exibição. Isto é, um valor foi investido para que determinado anúncio rodasse na internet, portanto, a sua exibição é paga. Nesse caso são usadas ferramentas como o Google, Instagram e Facebook Ads, além do Linkedin e Youtube Ads.

Qual tráfego é melhor? 

Para decidir qual dos dois tráfegos aplicar no seu negócio, você deve levar em consideração as vantagens e desvantagens de cada um. Nesse sentido, o lado positivo de aplicar o tráfego orgânico é o baixo custo de investimento, o qual diminui cada vez mais com os acessos. Além desses, também podemos citar:

  • aproximação e relacionamento com o público;
  • conteúdo permanece ativo e
  • diferentes canais de divulgação.

Em contrapartida, os resultados demoram para aparecer no tráfego orgânico. Enquanto que no patrocinado, o retorno é muito mais rápido por conta das campanhas serem pagas, mas a desvantagem desse modelo é justamente o que faz ela ser vantajosa, o dinheiro. Portanto, se não há verba suficiente, não tem como rodar campanha.

Outros motivos para você optar pelo tráfego pago, dizem respeito ao maior alcance, ou seja, o seu anúncio atingirá mais pessoas. E você também terá mais flexibilidade com esse modelo.

Blog New Boom

Conseguiu entender a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico? Caso tenha ficado alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato para que possamos esclarecer melhor.

E para saber mais sobre marketing de modo geral, confira o nosso blog e nos siga nas redes sociais.

Blog New Boom

Para saber mais nos siga nas redes sociais, e acompanhe nosso blog.

Abrir bate-papo
NewBoom
Olá
Podemos ajudá-lo?