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Conheça como funciona o modelo de negócios freemium

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Conheça como funciona o modelo de negócios freemium

Todo empreendedor que deseja fortalecer a presença da sua marca no mercado de negócios, assim como estreitar o relacionamento com o cliente, precisa utilizar o modelo freemium. E se você não sabe o que é isso e nem nunca ouviu falar nesse nome, pode ficar tranquilo que o artigo de hoje é especialmente para que você conheça como funciona o modelo de negócios freemium e possa aplicá-lo na sua empresa.

Se analisarmos os termos que deram origem à palavra separadamente, “free” significa livre e “premium” quer dizer que algo é exclusivo. Portanto, freemium nada mais é do que um modelo de negócio em que sua estratégia é baseada no fornecimento gratuito do produto ou serviço, mas que depois que a lead começa a crescer na plataforma, passa a cobrar pela assinatura do mesmo serviço ou produto, já que é necessário usar recursos mais avançados e acrescentar outras funcionalidades.

Essa mudança do serviço gratuito para o pago acontece por conta das modificações do meio digital, fazendo com que os consumidores fiquem mais exigentes. A partir disso, a empresa precisa achar outras maneiras de oferecer uma boa experiência para os consumidores. Dessa forma, garantem a fidelização de clientes e saem à frente da concorrência.

Nesse caso, o modelo freemium é recomendado para empresas que procuram maneiras de fortalecer tanto a marca no mercado, quanto o relacionamento com o público. Já que a ideia do freemium é atrair usuários através de um produto gratuito, conquistando-o e depois mantendo sua fidelidade na versão paga.

Por que utilizar o modelo freemium?

Para chegar à fidelização, o modelo freemium mostra ao usuário os benefícios de adquirir a versão paga, ou seja, estreita a relação com o cliente para convencer o cliente de que ele precisa daquele serviço mesmo ele sendo pago. Até porque assim, o consumidor terá acesso a muitas outras ferramentas.

Diante disso, as vantagens desse modelo de negócio incluem:

  • acesso a informações como perfil e comportamento do público;
  • mais eficiência;
  • aproxima a marca do consumidor;
  • cria ações de marketing mais eficientes e
  • aumenta o valor da marca.

Como fazer o modelo freemium?

Implementar o modelo de negócios freemium não é tão difícil. Você só precisa separar todos os serviços, produtos ou recursos que a empresa oferece e selecionar os mais atraentes para um plano premium. Mas atenção, faça isso somente com os recursos que vão ser úteis e solucionar os problemas do cliente.

Para identificar quais recursos funcionam, não esqueça de analisar as características dos usuários e o que mais buscam conforme o uso dos produtos e serviços. Assim, você identifica quais demandas são mais recorrentes e que são fundamentais no modelo freemium, sem deixarem de ser exclusivas.

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