Todo empreendedor que deseja fortalecer a presença da sua marca no mercado de negócios, assim como estreitar o relacionamento com o cliente, precisa utilizar o modelo freemium. E se você não sabe o que é isso e nem nunca ouviu falar nesse nome, pode ficar tranquilo que o artigo de hoje é especialmente para que você conheça como funciona o modelo de negócios freemium e possa aplicá-lo na sua empresa.
Se analisarmos os termos que deram origem à palavra separadamente, “free” significa livre e “premium” quer dizer que algo é exclusivo. Portanto, freemium nada mais é do que um modelo de negócio em que sua estratégia é baseada no fornecimento gratuito do produto ou serviço, mas que depois que a lead começa a crescer na plataforma, passa a cobrar pela assinatura do mesmo serviço ou produto, já que é necessário usar recursos mais avançados e acrescentar outras funcionalidades.
Essa mudança do serviço gratuito para o pago acontece por conta das modificações do meio digital, fazendo com que os consumidores fiquem mais exigentes. A partir disso, a empresa precisa achar outras maneiras de oferecer uma boa experiência para os consumidores. Dessa forma, garantem a fidelização de clientes e saem à frente da concorrência.
Nesse caso, o modelo freemium é recomendado para empresas que procuram maneiras de fortalecer tanto a marca no mercado, quanto o relacionamento com o público. Já que a ideia do freemium é atrair usuários através de um produto gratuito, conquistando-o e depois mantendo sua fidelidade na versão paga.
Por que utilizar o modelo freemium?
Para chegar à fidelização, o modelo freemium mostra ao usuário os benefícios de adquirir a versão paga, ou seja, estreita a relação com o cliente para convencer o cliente de que ele precisa daquele serviço mesmo ele sendo pago. Até porque assim, o consumidor terá acesso a muitas outras ferramentas.
Diante disso, as vantagens desse modelo de negócio incluem:
- acesso a informações como perfil e comportamento do público;
- mais eficiência;
- aproxima a marca do consumidor;
- cria ações de marketing mais eficientes e
- aumenta o valor da marca.
Como fazer o modelo freemium?
Implementar o modelo de negócios freemium não é tão difícil. Você só precisa separar todos os serviços, produtos ou recursos que a empresa oferece e selecionar os mais atraentes para um plano premium. Mas atenção, faça isso somente com os recursos que vão ser úteis e solucionar os problemas do cliente.
Para identificar quais recursos funcionam, não esqueça de analisar as características dos usuários e o que mais buscam conforme o uso dos produtos e serviços. Assim, você identifica quais demandas são mais recorrentes e que são fundamentais no modelo freemium, sem deixarem de ser exclusivas.
Blog New Boom
Se você curtiu o tema de hoje e gostaria de ler mais artigos como este, acesse o nosso blog agora mesmo. Você irá encontrar vários conteúdos voltados ao marketing para aprender ainda mais sobre o tema e fique tranquilo que se surgir alguma dúvida, é só entrar em contato que a nossa equipe está à disposição para te ajudar.
Aproveite também e nos siga no instagram para acompanhar tudo o que postarmos por lá.