Hoje em dia o marketing digital está em todo lugar, afinal é o principal meio de divulgação de uma marca ou empresa. Mas além dele, com o tempo surgiram outros tipos de marketing como por exemplo o de permissão, conteúdo, pessoal e o interno. Como todos têm ligação com o digital, hoje vamos falar especificamente da relação entre marketing digital e marketing interno.
Marketing digital x marketing interno
Antes de falarmos sobre a relação entre os dois modelos de marketing e como eles se complementam, é importante entendermos o significado de cada um. Diante disso, vamos à primeira definição.
De maneira bem direta, o marketing digital é definido como o conjunto de estratégias digitais usadas para alcançar os objetivos da empresa e assim, se aproximar do público. Dessa forma, percebemos que o marketing digital é fundamental, pois trabalha conforme a necessidade do cliente e do mercado. E não por menos, afinal é o marketing digital que move os negócios, prioriza o conteúdo de qualidade para alcançar o público da maneira correta.
Já o marketing interno é a maneira de engajar os colaboradores da empresa para que o negócio obtenha melhores resultados e consequentemente mais lucro. Por ser uma comunicação voltada ao público interno, esse tipo de marketing faz com que os colaboradores se aproximem e alinhem as expectativas e direcionamentos para um melhor desempenho da equipe e da empresa.
Agora quando digo sobre a relação entre marketing digital e marketing interno, quero dizer que um complementa o outro. Mas como assim? Uma empresa precisa levar em consideração e planejar o seu marketing interno, sendo esse o momento mais propício para trazer o marketing digital à tona. Dessa forma, a empresa ensina os colaboradores a trabalhar com a internet e ainda gera conteúdos para as redes da organização.
Fazendo marketing digital
Mas então como eu faço marketing digital? Primeiramente você vai precisar estudar e conhecer muito bem o ambiente online. Através dessa pesquisa, você irá perceber que existem algumas ferramentas que vão te ajudar a fazer um marketing de qualidade na internet.
Estou falando das 1) redes sociais, 2) e-mail marketing, 3) site e 4) tráfego pago. Mas lembre-se, esses recursos devem ser usados estrategicamente para criar um relacionamento entre empresa e cliente, consolidar a marca e melhorar a venda. Isto é, não basta apenas divulgar o serviço, é preciso saber fazer do jeito certo.
Além das ferramentas, para o marketing digital da sua empresa funcionar não esqueça das seguintes dicas:
- Tenha metas e objetivos bem definidos;
- Estude do público;
- Analise os canais que irá divulgar o produto e qual melhor encaixa para o seu negócio;
- Analise a concorrência;
- Use os termos e palavras-chave mais adequadas;
- Tenha em mente o conteúdo a ser trabalhado.
Marketing interno na prática
E quanto ao marketing interno, como ele funciona? Na prática, esse marketing não é muito difícil, só precisa de planejamento. Por isso, antes de mais nada, estude os seus colaboradores e as funções que desempenham, para depois relacionar essas informações com as ações da empresa.
Após esse estudo você estará pronto para colocar o marketing interno em prática. Para isso siga 3 passos:
- Faça vários eventos corporativos;
- Sempre dê feedback para a equipe e
- Enfatize o quanto os colaboradores são importantes para o negócio.
Dessa maneira, você perceberá como os resultados da sua empresa estarão muito melhores e como a equipe estará mais engajada entre si e com as ações da organização.
Blog New Boom
Quer saber mais sobre a relação entre marketing digital e marketing interno? Entre em contato para que possamos tirar todas as suas dúvidas.
E para aprender mais sobre marketing, é só nos seguir no instagram e acessar os outros artigos que temos postamos aqui no blog.