Se você que está lendo isto possui uma empresa e está buscando uma maneira de se aproximar do seu público, você está no lugar certo. E mesmo que você não seja um empreendedor, o artigo de hoje também serve para você. Diante disso, aumente o engajamento do seu site com o blog e saiba como fazer isso com as técnicas corretas.
Para que serve o blog?
Quando separamos a palavra weblog, nome completo de blog, percebemos que “web” em português significa rede e “log” pode ser traduzido para registro ou diário. Isto quer dizer que o blog é uma espécie de diário eletrônico.
Neste diário são feitas anotações sobre determinado assunto, as quais são atualizadas regularmente para atrair novos visitantes à página. Além desses updates, também se encontra a data da publicação em cada conteúdo postado no blog. A datação serve para mostrar ao público as postagens por ordem cronológica e também porque as pessoas baseiam a relevância do assunto pela data.
Apesar de inicialmente os blogs terem sido criados para uso pessoal, essa estratégia se dizimou no mundo dos negócios. Chamado de blog comercial, o seu uso pode ter diferentes finalidades dentro de uma empresa: passar alguma informação, tirar dúvida do leitor ou publicar releases para a imprensa, por exemplo.
Agora quando falamos de blog dentro do marketing digital, a sua função é um pouco diferente. Também serve para noticiar algo e tirar dúvidas, mas mais do que isso, o blog é usado como ferramenta estratégica para gerar oportunidades de negócios. E a boa notícia é que a implementação do blog no site só exige tempo para escrever os artigos. Isto é, é uma ferramenta barata que traz bons resultados.
Nesse sentido, o blog faz parte da estratégia do inbound marketing e do funil de vendas. Através dele, os usuários poderão encontrar o site da empresa e se tornar um futuro cliente.
Técnicas para montar o blog perfeito
Para chegar ao nível de conseguir gerar leads e acesso na página, algumas técnicas precisam ser aplicadas. A primeira coisa é escolher a plataforma que criará o seu blog. São várias as opções:
- Wix;
- SquareSpace;
- Blogger;
- Joomla;
- Drupal e
- WordPress.
Depois de decidir qual plataforma é a mais adequada, escolha se o serviço de hospedagem será gratuito ou pago. Para assim, configurar o domínio, criar a identidade visual do blog e dar início às publicações.
Nesse último caso, o conteúdo postado pode ser texto, infográfico, vídeo, imagem, áudio ou em formato slide. Mas para isso, é necessário ter um planejamento de conteúdo. Isto é, leve em consideração para quem você está escrevendo, que tipo de problema pretende resolver, qual a diferença do seu conteúdo para os outros, a periodicidade das publicações e como pretende se aproximar mais dos leitores.
Aumente o engajamento do seu site com o blog também com as técnicas de SEO – Otimização para Mecanismos de Buscas em português – ao longo dos textos e ferramentas de análise e otimização de páginas. Como por exemplo, você pode optar pelo Yoast, Google Analytics, Google Search Console, Disqus, Rock Convert ou reCAPTCHA. Dessa forma, os resultados com o blog serão muito melhores.
Blog New Boom
O que você achou do conteúdo de hoje? Se você gostou e ficou com vontade de ler mais artigos como este, é só acessar o nosso blog para aprender mais sobre marketing. E também não esqueça de nos seguir no instagram para acompanhar o nosso trabalho diariamente.