Com o avanço da tecnologia e dos meios digitais, a necessidade de estar presente no digital também cresceu. Tal necessidade foi vista principalmente no ambiente empresarial, afinal quem gostaria de sair à frente dos concorrentes, encontrar os possíveis clientes e fazer sucesso, deviam estar na internet. Então nesse caso, descubra a função do marketing dentro de uma empresa.
O que é marketing?
Antes de falarmos do ponto central deste artigo, é importante entendermos o que é o marketing primeiramente.
Resumir o marketing é um pouco difícil, afinal de contas trata-se de um amplo campo com diversas funções. Entretanto, a American Marketing Association (AMA) conceitua o marketing como uma atividade, um conjunto de métodos para criar, oferecer e comunicar os clientes e a sociedade como um todo com o intuito de fidelizar clientes.
A partir dessa definição, conseguimos perceber que o marketing vai muito além de vendas. Ele também está relacionado com o processo, ou seja, com o planejamento, pesquisa e posicionamento de mercado. Em outras palavras, o marketing é o mediador entre a empresa e o desejo do consumidor.
A explicação para o marketing não se restringir apenas às vendas é bem simples. Com origem do inglês, é derivada de market, a qual significa mercado. Por conta disso, marketing está relacionado a outras atividades ligadas ao mercado.
Para que serve o marketing no meio empresarial?
Agora que já entendemos o que marketing significa, vamos falar da sua função dentro de uma empresa. Baseado em quatro Ps – 1) Produto, 2) Preço, 3) Praça e 4) Promoção, também conhecidos como pilares básicos da estratégia de marketing.
Para explicar rapidamente, cada um deles diz respeito a tudo aquilo que a empresa entrega ao cliente, estratégia para definir a proposta de valor do produto, como o consumidor chega até o produto e a maneira que o produto será divulgado, respectivamente.
Através disso e do público-alvo, a empresa também define o tipo de linguagem a ser usada. Mas para isso dar certo dentro de uma organização, é necessário uma equipe responsável pelo marketing. Neste departamento, os profissionais são encarregados de pesquisar quais são as novas tendências do mercado e estudar o público.
Diante disso, alguns dos responsáveis por esse trabalho são o diretor de marketing, gerente, gestor de produtos, analista e assistente de marketing. Com essa equipe, o setor de marketing cria a imagem da marca/empresa (identidade visual), elabora as campanhas, analisa os resultados alcançados e pesquisa em quais canais o público-alvo se encontra.
Blog New Boom
Gostou do conteúdo de hoje? Para ler outros artigos como este é só acessar o nosso blog e para saber ainda mais sobre marketing, nos siga nas nossas redes. Agora se precisar tirar alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe. Te espero na próxima leitura.