Se você está mais acostumado com a linguagem do marketing, provavelmente já ouviu falar em segmentação de mercado. Mas, se você é novo no assunto, talvez não saiba o que esse termo significa. Para ter isso esclarecido basta continuar a leitura, porque vamos te explicar o que ele quer dizer e aproveitar para comentar sobre a relação entre marketing e segmentação de mercado.
O que é e como fazer segmentação de mercado?
Antes de falarmos sobre a relação entre marketing e segmentação de mercado, vamos entender a sua definição. De maneira bem direta é uma estratégia usada para identificar possíveis clientes com interesses e características em comum. Mas em uma definição mais simplificada, segmentação de mercado é dividir os consumidores em diferentes grupos.
Através da segmentação de mercado a empresa define a sua área de atuação, a fim de despertar o desejo de compra dos clientes. Nesse caso, serão ofertados os produtos e serviços do interesse do consumidor, ao mesmo tempo que a empresa elabora um plano de marketing e de comunicação para o negócio. E é a partir desse ponto que entra a relação entre marketing e segmentação de mercado.
Como a empresa precisa conhecer o seu público-alvo e quais são os interesses que possuem em comum, o marketing entra em ação através das campanhas. E para acertar no anúncio, do mesmo modo para que a segmentação de mercado seja bem feita, a empresa deve seguir as seguintes etapas:
- fazer uma pesquisa de mercado;
- construir uma imagem e
- se destacar no mercado pela originalidade.
Depois disso, é hora de reconhecer quem é o público-alvo pesquisando sobre o comportamento, onde estão localizados, qual o estilo de vida que segue, assim como a personalidade e índice socioeconômico de cada um. A partir dessas informações, a empresa consegue separar o público em grupos de acordo com os aspectos em comum.
Por que fazer segmentação de mercado?
A razão para aplicar a segmentação de mercado diz respeito à facilidade em analisar as diferentes necessidades dos consumidores. Dessa forma, é possível trabalhar de uma maneira mais atenciosa com cada grupo, fazendo com que as vendas sejam bem direcionadas e não haja desperdício.
A segmentação de mercado também ajuda a mensurar os resultados, a criar campanhas, a melhorar o direcionamento dos investimentos e ainda ganhar a confiança e fidelidade dos clientes. Além disso, é possível conseguir mais informações sobre o público, os custos são reduzidos e por fim, disponibiliza diversos canais e maneiras para divulgar a marca.
Blog New Boom
Agora que você já sabe a relação entre marketing e segmentação de mercado, é só colocar todo o aprendizado na prática e ver o seu negócio expandir. Depois aproveite para navegar pelo nosso blog e nos seguir nas redes sociais para saber mais sobre marketing.
Até a próxima!